Últimos dias para visitar a exposição ‘ROGO Em Obras’, de Ronan Gonçalves, no Lowbrow

Visitação é gratuita e pode ser realizada até 24 de dezembro, de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas

Postado em: 19-12-2021 às 11h26
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Últimos dias para visitar a exposição ‘ROGO Em Obras’, de Ronan Gonçalves, no Lowbrow
Visitação é gratuita e pode ser realizada até 24 de dezembro, de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas | Foto: Reprodução

A exposição “ROGO Em Obras” entra na sua reta final na galeria de arte do Lowbrow Lab Arte & Boteco, em Goiânia. O público tem até sexta-feira (24) para conferir 45 trabalhos do artista plástico Ronan Gonçalves. A visitação é gratuita e pode ser realizada de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas.

No local, estão expostas 25 pinturas de técnica mista e um conjunto de ações performáticas que inclui 10 fotografias em parceria com o fotógrafo Brummel Magalhães e uma instalação artística relacional, que leva o nome de Magdalena e consiste em uma arte suspensa construída a partir de coroas feitas de tecido, linha e arame.  

Os trabalhos foram produzidos entre os anos de 2015 e 2020 e tiveram espaço em cidades como Jataí (GO), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP), São Paulo (SP), Niterói (RJ), Palmas (TO) e em Buenos Aires, na Argentina. A curadoria é de Roan Andrade e o texto da exposição é assinado por Hélio Tafner.

Continua após a publicidade

Com um sólido e potente corpo de trabalho construído ao longo dos últimos 15 anos, Ronan Gonçalves, o Rogo, expressa em suas obras a história de seu olhar e dos caminhos percorridos por sua subjetividade performática nas cenas urbanas e na natureza. Seus trabalhos ainda trazem personagens inesperados que parecem não ter movimentos de soltura, prendendo a atenção do público por suas aflições ou fobias.

Miscelânea Cultural

A exposição de arte integra o Miscelânea Cultural, projeto aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás que tem como intuito a dinamização de espaços culturais.

O encerramento da mostra “ROGO Em Obras” também marca o fechamento do projeto que, mesmo diante da pandemia da Covid-19, conseguiu entregar uma programação gratuita, variada e de qualidade.

Ao longo do ano, foram quatro exposições de arte, oito oficinas, quatro shows especiais, 16 edições do projeto musical beneficente “D’BOA Música para o Bem” e uma série de bate-papos artístico-culturais.

Sobre o artista

Nascido em Rio das Flores, no Rio de Janeiro, Ronan Gonçalves da Silva Junior se mudou ainda pequeno para Jataí (GO), onde se dedicou à vida interiorana e aos deslumbres da infância com muita natureza, família, amigos e criatividade. Suas pesquisas artísticas na esfera da pintura em tela, desenho gestual no muralismo, cenografia e performance começaram em 2000, ano em que se mudou para Goiânia.

Na capital, participou de experiências artísticas na Universidade Católica de Goiás, nas áreas de design, arquitetura e urbanismo, e também na Faculdade de Artes Visuais da UFG. No ano de 2014, passou a residir na cidade de Campinas (SP), criando um intercâmbio de interesses artísticos com galerias. E dois anos depois, se mudou para Palmas (TO), desenvolvendo ainda mais seu trabalho nas artes visuais com a descoberta do profundo cerrado.

Até hoje vive na capital tocantinense, onde atua como Instrutor de Arte e Cultura no Centro de Ensino Técnico e Artístico (CETA), da Fundação Cultural de Palmas, e colabora com a curadoria e montagem de exposições da Galeria Municipal, sendo um dos responsáveis pelo Salão de Novos Artistas. Também foi diretor de arte do premiadíssimo curta-metragem “Menina Bonita de Trança”, que galgou o prêmio de melhor trailer no Festival Internacional de Cinema em Gramado (RS), em 2018.

Em 2020, Ronan Gonçalves ganhou visibilidade nacional após ser selecionado no projeto Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, iniciativa do Itaú Cultural. E neste ano, sua última performance, que leva o nome de Vermmelha, teve destaque internacional na Mostra de Vídeos Através dos Afetos, na cidade de Guimarães, em Portugal.

SERVIÇO

Últimos dias da exposição ROGO Em Obras, de Ronan Gonçalves

Data: até 24 de dezembro de 2021 (de quinta-feira a sábado)

Horário: das 19h à 0h

Curadoria: Roan Andrade

Local: Lowbrow Lab Arte & Boteco – Rua 115, nº 1.684, Setor Sul

Entrada para a exposição: Gratuita

Mais informações: (62) 3991-6175 / @lowbrow.galeria

Veja Também