Morre, aos 83 anos, Lya Luft, uma das escritoras mais respeitadas do Brasil

O Brasil perdeu na madrugada desta quinta-feira (30) a escritora gaúcha Lya Luft, aos 83 anos. Ela dormia em sua casa quando

Postado em: 30-12-2021 às 12h52
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre, aos 83 anos, Lya Luft, uma das escritoras mais respeitadas do Brasil

O Brasil perdeu na madrugada desta quinta-feira (30) a escritora gaúcha Lya Luft, aos 83 anos. Ela dormia em sua casa quando o coração dela parou de bater.

Autora, colunista e tradutora, Luft era uma apaixonada pelos livros. Professora universitária, era a maior apoiadora da Feira do Livro de Porto Alegre, uma das cidades com maior efervescência literária do Brasil.

Ela lutava contra um melanoma, um tipo de câncer de pele. A metástase a levou à internação, mas ela pediu para passar o Natal em casa, onde faleceu sete meses depois do diagnóstico.

Continua após a publicidade

A escritora lançou 31 livros. O último, ela tratou do luto de ter perdido o filho, André Luft, de 51 anos. Ele morreu de parada cardiorrespiratória enquanto surfava, em Florianópolis, em 2017. Meses depois, a escritora sofreu um infarto. Os médicos logo avisaram: era em decorrência da dor do luto de ter perdido o filho.

Sobre André, ela escreveu “Sobre as coisas humanas”, um livro desafiador porque revela os dramas causados pelo luto, sobretudo quanto à morte de pessoas próximos, como um filho.

Veja Também