Sergipe: Sertão e agreste, além de praias; mais opções de turismo no Nordeste

Turismo no Nordeste brasileiro destaca sabores genuínos que expressam a identidade cultural

Postado em: 01-01-2022 às 07h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sergipe: Sertão e agreste, além de praias;  mais opções de turismo no Nordeste
Turismo no Nordeste brasileiro destaca sabores genuínos que expressam a identidade cultural | Foto: reprodução

Por Sonea Stival

O turismo no Nordeste brasileiro está relacionado às praias e com justiça, pois os mais de três mil quilômetros de litoral vão do Recôncavo Baiano ao Delta do Parnaíba. Nesse percurso, uma faixa de areia cobiçada está em Aracajú, no Sergipe, que inclusive tem sua orla classificada como uma das mais bonitas do Brasil. O menor Estado brasileiro em extensão é expressivo no quesito atratividade turística e leva o visitante a se embrenhar nas maravilhas do agreste e do sertão sergipano.

O Caminho da Serra de Itabaiana, um roteiro que adentra a região do agreste, permite ao turista viver experiências junto aos sabores genuínos que expressam a identidade cultural local. A rota leva a um dia cheio de atrações, a começar pelo Parque dos Falcões, um centro de preservação de aves de rapina onde se aprende, conhece e se admira várias espécies. O encantamento é ainda maior com o contato direto com as aves, que pousam em seu ombro, uma sessão única e mágica. 

Continua após a publicidade

No centro da cidade de Itabaiana, A Casa da Farinha, dá guarida às tradições gastronômicas. A pequena construção em taipa mostra aconchego e oferece comida artesanal de raiz, cocadas, beiju, bolo de macaxeira, munguzá, pé-de-moleque, arroz- doce e muitas outras, tudo produzido ali e saindo da fornalha o dia todo. Seguindo caminho, muitas outras iguarias típicas fazem a alegria dos turistas, que voltam às suas casas carregados de pacotes e de boas lembranças. 

Destino de água doce, o passeio de catamarã pelos Cânions cânions do Rio São Francisco, na Barragem barragem da Usina do Xingó, um dos mais destacados cânions navegáveis do mundo, é objeto de desejo dos turistas. O trajeto de dezessete quilômetros chama a atenção  por onde a vista alcança. A embarcação desliza na imensidão das águas, emparedadas por rochas areníticas carregadas de beleza natural. As formações rochosas mostram imagens impressionantes, como a Ponta do Papagaiao, que lembra o bico da ave, e a Pedra do Japonês, que imita uma construção oriental. 

Mas as belezas acompanham todo o percurso e no ponto principal do passeio elas se esmeram. No Paraíso do Talhado, local de parada para banho, as rochas de cor alaranjada emolduram o recanto, o que dá um contraste ainda mais verde às águas. É deslumbrante. Do imenso catamarã, os passageiros seguem em pequenos barcos a remo por labirintos estreitos até a Gruta do Talhado, mais uma etapa emocionante, de sensação única. 

Canindé de São Francisco, no sertão sergipano, distante pouco mais de duzentos quilômetros de Aracajú, é o município anfitrião dos turistas que vão em busca do passeio aos Cânions do Xingó. O ponto de embarque no Catamarã é no complexo Complexo Turístico Carrancas, no onde também acontece o almoço,  depois de três horas de passeio e o almoço. 

Esse pedacinho da costa brasileira é sempre um convite e ir além é conhecer lugares inesperados e vivenciar descobertas interessantes. (Especial para O Hoje)

Veja Também