Artista plástica goiana participa de exposição em Brasília com mostra dedicada ao México

Evento conta com obras inéditas de 12 artistas brasileiros. Goiana assina duas telas inspiradas na vida e obra de Frida Kahlo

Postado em: 26-02-2022 às 14h53
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Artista plástica goiana participa de exposição em Brasília com mostra dedicada ao México
Evento conta com obras inéditas de 12 artistas brasileiros. Goiana assina duas telas inspiradas na vida e obra de Frida Kahlo | Foto: divulgação

A artista plástica goiana Eloisa Lobo, conhecida por suas obras de arte marcadas pelo lúdico e por seus traços marcantes, é uma das integrantes da exposição Maravilhas do México, que acaba de ser inaugurada em Brasília, com um conjunto de obras inéditas assinadas por 12 artistas brasileiros. Inaugurada na última quarta-feira (23/02), a mostra traz duas telas da goiana inspiradas na vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, eternizada por seus autorretratos surrealistas. “Eu enalteço com um toque de magia aquilo que para ela era tão duro e penoso. Assim, consegui ver nas obras de Frida o verdadeiro espetáculo, o espetáculo da luta pela vida e não da dor”, afirma. 

Com suas obras, intituladas Dama e Rosalinda, carregadas por elementos como flores, cactos, pássaros, borboletas e cores vivas, Eloisa explora elementos simbólicos do mundo dolorido de Frida que a artista contrapõe com a sua divertida forma de se expressar. “Traduzo a desconstrução estética que Frida Kahlo explorou ao longo de sua jornada artística, em que, para lidar com a intensidade de suas frustrações de ordens física e emocional, ela se utilizava de traços, cores e vestimentas como matérias-primas para expressar sua essência”, conjectura ela, que imprimiu também às telas um forte vínculo com a atmosfera circense, universo em que a artista se inspira desde sempre. 

A abertura da mostra marcou ainda a reabertura do antigo Complexo Funarte, agora batizado como Eixo Cultural Ibero-americano, na Galeria Fayga Ostrowera, sede das iniciativas ibero-americanas que serão realizadas no âmbito do programa “Brasília Ibero-Americana da Cultura”, em 2022.  A exposição tem entrada franca e segue aberta ao público até o dia 31 de março. 

Continua após a publicidade

Sobre Eloisa Lobo 

Natural de Goiânia, Eloisa Lobo é formada em Artes Visuais (FAVGO), com especialização em Pintura, pós-graduada em Marketing e Comunicação pela USP Cambury. Ministrou aulas em algumas faculdades de Goiás e sempre esteve envolvida com artes em diversos momentos de sua vida, observando, ensinando ou praticando. Passou pelos processos de desenho, aquarela, escultura, gravura, instalação e artes gráficas. Hoje atreve-se a achar que depois de muito estudo e pratica, se relaciona melhor com a pintura do qual dedica a moeda do tempo. Mora em Goiânia Goiás onde, em seu ateliê, vive pela e para a arte. 

Veja Também