Festival online pretende despertar as novas gerações para tradição folclórica da catira

O evento será transmitido diretamente de Silvânia (GO) no dia 7 de março e contará com apresentações artísticas e depoimentos de catireiros e personalidades do segmento

Postado em: 28-02-2022 às 16h30
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival online pretende despertar as novas gerações para tradição folclórica da catira
O evento será transmitido diretamente de Silvânia (GO) no dia 7 de março e contará com apresentações artísticas e depoimentos de catireiros e personalidades do segmento | Foto: Reprodução

A catira é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro mais conhecida em cidade interioranas e não tão conhecida pelas novas gerações. Por isso no próximo dia 7 será realizado o Festival de Catira Os Considerados, ás 20 hora de forma online.

O evento é uma realização do grupo de catira “Os Considerados”, de Silvânia (GO), que já atuam há 20 anos para disseminar essa cultura. A apresentação terá duração de 45 minutos com apresentações artísticas da dança.

O grupo fará performances ao som dos clássicos Violeiro Solteiro, de Carreirinho e Zé Carreiro; Viola Caboclinha, de Dona Joana e Vô Orlando; e A Flor do Ipê, de Divina Maria Teixeira, entoados pelos violeiros João Regis e Renan.

Continua após a publicidade

Alguns integrantes do grupo “Os Considerados” contaram sobre a origem e trajetória do grupo e o impacto da dança da catira em Silvânia, no Estado de Goiás e no Brasil, personalidades convidadas também relatarão suas influências, referências e história com a catira, bem como vivência com o grupo. A transmissão online também terá interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao vivo.

Veja Também