Professoras lançam livro que relaciona música ao estudo da história do Brasil

História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem será lançado no Evoé Café com Livros, no Setor Sul

Postado em: 14-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Professoras lançam livro que relaciona música ao estudo da história do Brasil
História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem será lançado no Evoé Café com Livros, no Setor Sul

A menos de um mês para o Enem, cada um dos 6.731.256 inscritos buscam um diferencial, qualquer detalhe que os coloquem ao menos uma questão à frente dos concorrentes. E, aí, conhecimentos menos óbvios valem muito. Pensar fora da caixa pode ser o que diferencia um candidato do outro, uma vez que todos estudaram os mesmos conteúdos em colégios e cursinhos preparatórios. E é pensando nisso que dois professores de Goiânia lançam, neste domingo (15), um livro sobre música brasileira voltado para os exames de seleção para as universidades nacionais.

História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem será lançado no Evoé Café com Livros, no Setor Sul, a partir das 16 h. Na ocasião, os professores comandarão uma roda de conversa sobre o livro e temas afins, e estarão disponíveis para sessão de autógrafos. O evento é aberto para o público que tenha interesse pela música popular brasileira.

Continua após a publicidade

A obra e todo o material multimídia que será disponibilizado em um website na ocasião de seu lançamento – como vídeos, apostila de exercícios e playlist em uma rede de streaming –, são fruto de um processo de pesquisa de Victor Creti Bruzadelli e Rainer Gonçalves Sousa, historiadores e professores das redes particular e pública de ensino médio da Capital.

Rainer diz que o livro é dedicado tanto a abordar as questões de vestibular sobre a nossa MPB quanto a explicar a história brasileira a partir do contexto em que as canções estão inseridas. “Percebemos o que o Enem e os vestibulares vêm abordando questões sobre canção popular. Então fizemos uma cronologia a partir dos gêneros musicais e desenvolvemos a narrativa, a partir daí, pensando questões históricas ligadas a estes gêneros”. 

Para Rainer, que é professor do Instituto Federal Goiano (IFG), mas segue licenciado para conclusão do doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Franca, a música permite entender a história do Brasil contemporâneo, e foi pensando nisso que ele e Victor resolveram reunir no livro e no portal o material que já vinham pesquisando na academia há mais de dez anos. “Tradicionalmente, nas provas do Enem caem no mínimo duas questões sobre música. Todo ano isso ocorre. Então aprender um pouco essa história da música garante alguns pontos que, dependendo do curso desejado, podem fazer toda a diferença para a aprovação ou não do candidato”, comenta Victor.

Veja Também