Art  Déco e Césio 137 são rotas turísticas para passeios pedagógicos extracurriculares

Os passeios são organizados para despertar a curiosidade e o pertencimento cultural dos estudantes

Postado em: 12-03-2022 às 17h00
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Art  Déco e Césio 137 são rotas turísticas para passeios pedagógicos extracurriculares
Os passeios são organizados para despertar a curiosidade e o pertencimento cultural dos estudantes | Foto: reprodução

Goiânia, Pirenópolis e Cidade de Goiás são roteiros da Forma Conhecer – Pedagógicos, que vai explorar o Art  Déco, Césio 137, Arquitetura Contemporânea e a história do Estado. Os passeios são organizados para despertar a curiosidade e o pertencimento cultural, histórico e de cidadania dos estudantes durante expedições inéditas através das nossas riquezas.

A Forma Conhecer, operação da Forma Turismo especializada em conteúdo pedagógico, é direcionada para alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental. A agência busca parcerias com escolas, em Goiás, para desenvolverem o que eles chamam de “operação turística”. Por isso, as viagens são flexíveis, de acordo com a necessidade e proposta indicada pelas instituições de ensino.

“O objetivo dos passeios é trazer os alunos para as experiências inéditas em campo seja em locais abertos contemplando a arquitetura, paisagens,  monumentos históricos e parques temáticos ou locais fechados como museus, galerias de arte e exposições temporárias oferecendo, assim, informações extra curriculares”, afirma o Guia de Turismo, Gutto Lemes.

Continua após a publicidade

Em Goiânia, o roteiro é a Matriz de Campinas, Estação Ferroviária, Praça Cívica com o Palácio das Esmeraldas, Monumento às Três Raças e museu Zoroastro  e Museu Pedro Ludovico. O passeio começa às 7h e finaliza às 12h30, o valor é R$ 120. Já para Pirenópolis o roteiro é  6h45 às 19h por R$ 360 e para Cidade de Goiás será 6h45 às 19h30, com o mesmo valor.

Conforme o roteiro, as escolas visitarão o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o Pirenópolis conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade do Santíssimo entre 1728 e 1732. Fazenda Babilônia: Construída por escravos no final do século XVIII.

Na Cidade de Goiás, os estudantes poderão visitar o Museu Cora Coralina, Palácio Conde dos Arcos, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Praça do Coreto, Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte. O Guia de Turismo explica que na capital as experiências abrangem o Art  Déco, Césio 137, Político, Arquitetura Contemporânea e Histórico e, no interior, passeios relativos ao meio ambiente e históricos e ligados à arquitetura colonial de Pirenópolis e Cidade de Goiás.

“Goiânia possui um dos maiores acervos art déco do Brasil. Devido a quantidade de poluição visual nas fachadas dos comércios no centro histórico é difícil calcular o número de exemplares desse estilo escondido atrás das publicidades , mas,  pode ser maior do que imaginamos. Goiânia é sem dúvidas uma das capitais mais importantes do mundo no segmento arquitetônico moderno”, afirma.

Além disso, ele relembra o maior acidente radiológico do mundo de 1987,  o Césio 137. “Participei de perto pois, morava próximo aos locais do acontecimento. As proporções do acidente foram enormes para nossa capital. A importância em passar informações, detalhes e visitas onde tudo ocorreu ajuda a deixar a história do passado viva e contribui para que jamais isso aconteça novamente no futuro”, destaca.

Com isso, o objetivo é despertar a curiosidade, o pertencimento cultural, histórico, e de cidadania. “Isso ajuda a promover aos alunos um maior interesse pelos estudos para suas formações. A contribuição dos passeios para a educação permite enriquecer todos os níveis educacionais agregando maiores valores às instituições e melhor aprendizado”, ressalta a Forma Turismo.

Por fim, o grupo fala sobre a lei  nº 9.853, de 15 de julho de 2016, sancionada pelo ex-prefeito Paulo Garcia que trata da instalação de estacionamentos exclusivos com sinalização para paradas para veículos escolares e de turismo junto aos prédios art déco tombados em Goiânia e Campinas. 

“Até hoje a prefeitura ou qualquer órgão competente não aderiu à essa lei. O que vemos são motoristas dos veículos escolares e turismo sendo multados e alunos tendo que atravessar em locais de difícil acesso aos monumentos públicos art déco. Uma lei de extrema importância para todos sequer é colocada em pauta”, finaliza.

Veja Também