A beleza própria da inocência

‘Branda’ lança seu primeiro álbum de rock que exala a vida com leveza a simplicidade

Postado em: 20-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A beleza própria da inocência
‘Branda’ lança seu primeiro álbum de rock que exala a vida com leveza a simplicidade

Bruna Policena*

A banda goiana ‘Branda’ faz show de lançamento de seu primeiro álbum, A Beleza Própria da Inocência, nesta sexta-feira (20), no Complexo Estúdio. A Branda é formada por membros da mesma família: o vocalista e guitarrista, Fabius Augustus, é irmão do baixista, Thiago Ricco, e pai do baterista, Luan Rampazzo. A banda conta com a participação do guitarrista Brunno Veiga. O repertório do show tem as dez músicas do disco e alguns números extras, dentre elas, a faixa-título A Beleza Própria da Inocência, que entrou na grade das principais FMs da Capital. O disco foi disponibilizado, no último dia 13 de outubro, nas principais plataformas digitais de música – como Spotify, Deezer e Youtube.

Branda é o nome deste estreante projeto autoral de rock goiano, formado inicialmente por Fabius e seu irmão, Thiago, que já atuam no cenário musical há anos. A nova carreira, então, é o formato familiar que inicialmente Fabius encontrou de apresentar para o público as canções que vinha compondo desde que encerrou suas atividades artísticas em outra banda, chamada Vícios da Era, há dez anos. “Então a ideia da Branda vem de um repertório de músicas que eu vinha escrevendo, durante esses anos, e eu queria registrar, mas não queria lançar um disco solo; eu queria fazer uma nova banda”, conta o vocalista. 

Continua após a publicidade

A Beleza Própria da Inocência, música que dá título ao disco que possui dez faixas, foi o primeiro lançamento do grupo e que deu início a uma sucessão de publicações no formato single, antecipando, assim, o que haveria por vir no álbum completo. Fabius explica que começou a articular a ideia com seu irmão, e, inicialmente, as gravações eram feitas entre eles dois. “Gravamos o primeiro single, e publicamos em novembro de 2015, eu tocando todos os instrumentos, Thiaguinho tocando baixo, e, da mesma forma, a seguimos gravando, depois, todo o repertório do disco. Eu vinha buscando um nome até que eu vim com essa ideia da Branda, e tanto o Tiago quanto o Luan aprovaram. Então, desde o primeiro  single, o projeto se chama Branda”. 

Disco

A Beleza Própria da Inocência, música que dá título ao disco, foi o primeiro lançamento da Branda, em novembro de 2015, entrou na grade das principais FMs de Goiânia (Executiva, Interativa e RBC). Fabius, além de vocalista e guitarrista, é o compositor. Ele explica que as letras das músicas do álbum são escritas em primeira pessoa, em que o ‘eu lírico’ e o autor são um só, expondo vivências, pensamentos e sentimentos íntimos com a sinceridade típica do tempo da inocência. 

Todas as canções foram compostas ao violão e prezam por melodias estimulantes e bases harmônicas bem trabalhadas. “Quando mandei a melodia dessa música para o Beto (amigo) escrever a letra, eu já mandei com esse título, com voz e violão. Então eu vi na própria melodia esse título. E o Beto escreveu essa letra para uma melodia que já tinha esse título”, conta o compositor. A grande sensibilidade do rock proposto pela Branda é justamente essa verdade na composição. A simplicidade das vivências, em forma de música tocadas por uma banda ‘família’, é o que há de mais ingênuo, puro, inocente, como ressalta o próprio autor das músicas, o Fabius. 

A maturidade do som dos irmãos e a energética musicalidade do jovem Luan rendeu um trabalho puramente goiano, rock brasileiro, com letras de simplicidade; e as portas têm sido abertas para a Branda. “De alguma maneira, a nossa música chegou às pessoas, aos curadores, mesmo porque somos bem relacionados devido à nossa longa estrada no ramo, eu e Tiago. Há anos componho a equipe técnica do Bananada, do Goiânia Noise, do Vaca Amarela, e de tantos outros festivais, e agora que estamos retomando a carreira nesse formato novo como a Branda. De alguma maneira, as coisas estão fluindo”, ressalta Fabius. 

Branda

A estreia da Branda nos palcos se deu em março de 2017 em uma contratação do Teatro Sesc Centro em Goiânia. Em seguida, o grupo foi programado por grandes festivais do Brasil – como a 19ª edição do Festival Bananada, o 16º Festival Vaca Amarela e o Canto da Primavera 2017 . 

Fabius conta que o show de estreia ligava a banda  à imagem da Branda, que ainda era só ele e o irmão. E o Luan na bateria e o Brunno Veiga, da Overfuzz, na guitarra, como músicos convidados. “Depois desse show, como veio o resultado do Enem, o Luan passou na faculdade, e, como ele queria – e a gente também –. que a Branda fosse uma banda mesmo, acabamos nos tornando um trio”.

Fabius Augustus é multi-instrumentista, cantor e compositor, nascido em Brasília, em 1973. Iniciou sua carreira em Goiânia com a Vícios da Era, banda que formou no tempo de adolescência e com a qual atuou por 15 anos. O álbum de estreia homônimo Vícios da Era, lançado em 2000, tornou a trajetória do grupo ainda mais popular e influente no cenário musical goianiense. 

Thiago Ricco é baixista, nascido em Brasília, em 1982. Iniciou sua carreira artística aos 15 anos, já em Goiânia, ao se tornar membro da Casa Bizantina, banda com quem estreou em disco em 1998 com o lançamento de Divertindo, Distraindo,Destruindo, e gravou mais dos álbuns, até sua saída em 2005. Em 2007 após integrar a Violins, conceituada banda do rock alternativo nacional, gravou e lançou Tribunal Surdo, disco eleito pela revista Rolling Stone como um dos 25 discos brasileiros mais importantes do ano. 

E Luan Rampazzo é o baterista, nascido em Goiânia, em 1998. Começou a tocar o instrumento aos 3 anos de idade e, em 2016, aos 17 , fez seu primeiro trabalho profissional, gravando todas as faixas do primeiro álbum solo de Beto Cupertino (cantor, compositor e líder da banda Violins), lançado em março de 2017.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Lançamento do álbum ‘A Beleza Própria da Inocência’, da ‘Branda’

Onde: Complexo Estúdio & Pub (Rua 7, nº 485, sala 1, Centro de Goiânia)

Quando: sexta-feira (20)

Horário: 22h

Entrada: R$ 15 (em www.sympla.com.br/complexo-apresenta- branda__202107) 

Veja Também