Iphan nega apoio a festival gospel em Pirenópolis e pede retirada do nome no material de divulgação

Secretaria Municipal de Cultura publicou imagem que traz o instituto como uma das entidades que ajuda a realizar o evento

Postado em: 21-03-2022 às 20h24
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Iphan nega apoio a festival gospel em Pirenópolis e pede retirada do nome no material de divulgação
Secretaria Municipal de Cultura publicou imagem que traz o instituto como uma das entidades que ajuda a realizar o evento

O Festival Louva Piri, com “evagelizashow” dos cantores Delino Marçal e Diego Fernandes, será realizado nos dias 1º e 2 de abril na cidade turística goiana de Pirenópolis. No material de divulgação, uma das entidades que aparece como parte do apoio à realização do evento gospel é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas o único bem imaterial tombado pelo Iphan no município é a Festa do Divino Espírito Santo.

Procurado pelo jornal O Hoje, a superintendência do instituto no Estado informou que o Iphan “não é apoiador do evento e não teve conhecimento prévio sobre o uso da logomarca”. “A superintendência do Iphan em Goiás já entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis pedindo a retirada da logomarca do Instituto em todas as formas de divulgação do evento”, respondeu o órgão federal.

No histórico de atuação do Iphan, festas religiosas que recebem apoio do instituto são tombadas como patrimônio imaterial. A liberação de recursos para realização de eventos ligados a igrejas não costuma se dar diretamente por se tratar de um show ou festividade de determinada religiosidade, mas pela expressão cultural simbólica para a história e a arte daquela localidade.

Continua após a publicidade

Influência religiosa no Iphan

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (21/3), a Folha de S.Paulo recordou o histórico recente de nomeações de religiosos que não têm experiência com patrimônio histórico e artístico no País durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os nomes citados aparece o do pastor Tassos Lycurgo, que ocupa o cargo de diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, com “pós-doutorado em apologética cristã pela Oral Roberts University, uma universidade cristã localizada em Tulsa, nos Estados Unidos”.

De acordo com a Folha, Larissa Peixoto, presidente do Iphan, “posta com frequência em seu Instagram referências a Cristo e trechos da Bíblia, além de falar bastante em Deus”.

Veja Também