Águas do cerrado: Região que integra mapa turístico goiano, é repleta de atrações

Postado em: 29-03-2022 às 07h20
Por: Redação
Entre os destaques de Formosa está a Cachoeira do Itiquira, localizada a 34 quilômetros do centro da cidade | Foto: reprodução

 Por Elysia Cardoso

A Região Turística das Águas e Cavernas do Cerrado, em Goiás, é o destino favorito daqueles que desejam conforto, comodidade, belezas naturais e aventura. Para quem gosta de emoção, é possível praticar esportes radicais, como voos cross country e trilhas em meio a cavernas subterrâneas. O circuito integra o Mapa do Turismo de Goiás e guarda excelentes possibilidades.

A região atrai turistas de todas as partes do País e possui cidades convidativas para quem tem espírito aventureiro. Isso porque, além dos voos e trilhas, é possível encontrar diversas grutas, cachoeiras com enormes quedas, e lugares perfeitos para a prática de mergulho.

Formosa

A região de Formosa, localizada ao norte de Goiás é conhecida por sua riqueza natural, devido ao grande número de cachoeiras. Dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira, localizada a 34 quilômetros do centro da cidade. A cachoeira é considerada acessível, e recebe visitantes cadeirantes, idosos e demais pessoas com dificuldades de locomoção que podem chegar bem próximas da queda d’água.

A cidade de Formosa conta com atrações esportivas, como a prática de voos cross country, um voo livre com a utilização de parapente que lá são possíveis durante quase todo o ano. O lugar é visto como um dos melhores locais do Brasil para se praticar o esporte.

Outra atração do município é o Lajedo, que forma piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente 12.250 metros de profundidade e o Buraco das Araras com aproximadamente 12500 metros de profundidade. O município Cidade é berço de grutas, cachoeiras, sítios arqueológicos e é perfeita para a prática de esportes radicais.

Damianópolis

O povoado de Santa Catarina foi elevado ao título de distrito em 14 de novembro de 1958, recebendo o nome de Damianópolis. Como atração turística, a cidade dispõe de rios e correntes. O turismo ecológico também é praticado na região, que é rica em montanhas e vales. A cidade de Damianópolis é dona de belezas naturais como a cachoeira paraíso do cerrado no qual a trilha é de fácil acesso, ideal para toda a família.

A Cachoeira Paraíso do Cerrado, é cercada por paredões de rochas calcárias com aproximadamente 100 metros de altura. Sua forma se assemelha com a de um cânion onde é direcionado para o Córrego São Vidal. Sua base é formada por um lago com águas verdes e cristalinas próprias para banhos e mergulhos, com profundidades variadas.

Mambai

Mambaí é uma cidadezinha no interior de Goiás, quase na divisa com o estado da Bahia. Há alguns anos, essa pequena cidade no interior do Goiás tem despertado interesse nos amantes de natureza e turismo de aventura. O município apresenta uma diversidade de belezas naturais, como cachoeiras, cânions e cavernas em meio ao cerrado.

O local que possui apenas 8.000 habitantes, ainda é considerado pouco explorado no quesito turístico. No entanto, há um esforço da cidade para se desenvolver e se preparar, para recepcionar os turistas de maneira satisfatória. Uma das atrações responsáveis por atrair os turistas, é a Cachoeira do Funil, no qual existe uma passagem por uma caverna, em uma espécie de trilha.

São Domingos

São Domingos é um município brasileiro do estado de Goiás, localizado na região Norte do estado. Assim como municípios vizinhos, a cidade possui características peculiares como a forte presença cultural nordestina, devido à proximidade com a Região Nordeste do Brasil. O turismo do município ainda é pouco explorado, porém é considerado um elemento importante para a economia local.

Conhecida internacionalmente pelas suas grutas e cavernas, a região atrai turistas do mundo inteiro. O local conta com complexos de cavernas, como o Parque Estadual Terra Ronca e áreas de preservação ambiental, como a Floresta Nacional da Mata Grande. (Especial para O Hoje) 

Compartilhe: