Fica 2022 abre inscrições para filmes de temática ambiental; veja programação

Um dos principais e mais importantes projetos do calendário cultural do Estado, o Fica 2022 chega com novidades com 13 dias de atrações

Postado em: 07-04-2022 às 15h09
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Fica 2022 abre inscrições para filmes de temática ambiental; veja programação
Um dos principais e mais importantes projetos do calendário cultural do Estado, o Fica 2022 chega com novidades com 13 dias de atrações | Foto: Reprodução

A 23ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2022) abre a partir desta quinta-feira (07/4), as inscrições para filmes de temática ambiental produzidos em todo o mundo. Também será lançado o edital de seleção de jurados que irá compor a comissão de seleção e de premiação das mostras competitivas do festival.

As inscrições das obras audiovisuais, assim como a dos júris poderão ser feitas até o dia 25 de abril, pelo site do festival, portal onde estarão disponíveis os regulamentos. O evento será realizado de 24 maio a 5 de junho, na cidade de Goiás.

Um dos principais e mais importantes projetos do calendário cultural do Estado, o Fica 2022 chega com novidades com 13 dias de atrações. No roteiro estão mostras de filmes internacionais, nacionais, regionais e locais, mostra de videoclipes, feiras de artesanato, gastronomia e artes visuais, artistas regionais e nacionais, palestras, além de apresentações artistas.

Continua após a publicidade

Edição ampliada

Referência nacional e internacional e um dos principais e mais importantes projetos de cinema promovidos pelo governo de Goiás, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) tem como foco o meio ambiente. O Fica premia obras em vídeo e película, numa grande amostragem do cinema que descreve uma trajetória de êxito que se materializa pelo crescente número de países participantes. A programação do evento reúne mostras competitivas e paralelas de filmes, e uma enriquecedora troca de experiência por meio de debates e oficinas.

Além de aquecer o turismo e a economia local, o festival gera uma série de atividades, agregando produtores, realizadores e divulgadores do cinema ecológico, além de valorizar os artistas locais, que desde a última edição do festival contam com uma mostra dedicada exclusivamente a eles. Para esse ano, o diferencial é o roteiro de atrações que será bem maior do que o habitual, com 13 dias de realizações na histórica Vila Boa.

O Fica 2022 é promovido pelo governo de Goiás, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em coparceria com o Sesc, e apoio das secretarias estadual de Meio Ambiente (Semad) e Desenvolvimento Sustentável, e apoio da Universidade Estadual de Goiás – UEG (unidades Goiânia e Cora Coralina.

Veja Também