Inspirada em criatividade

Mostra feita exclusivamente por mulheres traz ambientes reais, com experiências sensoriais e ao alcance de todos

Postado em: 08-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Inspirada em criatividade
Mostra feita exclusivamente por mulheres traz ambientes reais, com experiências sensoriais e ao alcance de todos

RIMENE AMARAL

ESPECIAL PARA O HOJE

Continua após a publicidade

A arquitetura e a decoração sempre formaram um par perfeito para garantir o bem viver em casa, no escritório ou em qualquer ambiente de bom gosto. Mas, quando essas duas vertentes se unem à inspiração e à criatividade, o resultado não poderia ser outro senão projetos atuais em qualquer tempo, com móveis que se encaixam num espaço real e feitos para o clima do Cerrado. E pensando em todo esse diferencial que foi concebida a 1ª Mostra Mac Glam e Verone Casa, projetada exclusivamente por mulheres, que têm seus nomes destacados na arquitetura e na decoração em Goiás. “A mostra é uma experiência sensorial, com uma explosão de cores, logo na entrada, e que ganha suavidade na medida em que o visitante percorre os ambientes”, conta a empresária Andrea Pinheiro, da Mac Design. 

Encontros, contrapontos, impressões e coleções armadas inspiram ambientes envolvidos pela atmosfera de requinte. Mais do que uma exposição, a mostra é um convite à experimentação. “O grande diferencial é que esta é uma mostra de ambientes reais que as pessoas podem ter na casa delas, com móveis indicados para o nosso clima e a nossa cidade”, afirma a arquiteta Aline Santos, presidente do Portal Glam.

Projetar ambientes criativos e perfeitamente reproduzíveis, tanto pelo custo, quanto pela funcionalidade e beleza é um dos desafios da arquitetura. Profissionais se empenharam, a cada projeto, em achar soluções que se adequem à realidade do mercado. E a mostra traz isso. “Muita gente pensa que para ter um espaço bem decorado é preciso usar móveis de design consagrados, mas esse tipo de móvel num projeto inadequado se torna um problema e não oferece um resultado harmonioso”, explica Aline. No momento de escolher um clássico do design, além da beleza das formas é preciso considerar a funcionalidade, o conforto, a ergonomia, o espaço disponível e o estilo de vida dos moradores. São itens pensados para que o resultado seja agradável e durável. “Ao ver o ambiente montado com o objeto de desejo escolhido, serão estimuladas emoções e sensações aprazíveis para o dono da casa”, diz a arquiteta. 

Mas como planejar um espaço que pode romper décadas sem ficar defasado? É aí que entra a criatividade com o uso de móveis e objetos chamados de atemporal. “É aquele objeto que não é afetado pelo passar do tempo, que faz parte de qualquer época. Ele é concebido pela união dos estilos contemporâneo e clássico. O mobiliário atemporal, conforme o nome faz alusão, exala história e traz referências para a composição, desde a paleta de cores até o seu design”, define a empresária Andrea Pinheiro, que também é formada em Design. 

Os móveis expostos na mostra são indicados não só para o Cerrado, mas também para todo o clima tropical, onde há a necessidade de transformar um ambiente simples em um lugar para se receber com estilo, elegância e muito conforto, primando pela qualidade, originalidade e beleza. A relação da mostra com o clima vem também do uso de matérias-primas, reconhecidas no mercado pelo uso artesanal, como a fibra sintética com proteção solar, alumínio marítimo e a madeira cumaru (certificada pelo Ibama). Nos ambientes externos, os móveis são de qualidade e alta resistência às ações externas, como sol, chuva e vento. Para constar, a fibra sintética tornou-se, em duas décadas, a matéria-prima mais usada em móveis para áreas externas.

A primeira mostra de arquitetura exclusivamente feminina, feita em parceria entre a Mac Design e o Portal Glam, ocupa uma área de 500 metros quadrados em dois pisos das lojas Mac Móveis, em Goiânia (Alameda Ricardo Paranhos, Setor Marista). Foram projetados nove ambientes criados por 13 profissionais: Aline Santos, Ana Paula Munhoz, Gabriela Saback, Andréia Spessatto, Náira Sá, Carine Rocha, Cassiana Nery, Germana Nery, Kerley de Melo, Larissa Mafra, Luísa Ramos, Mayra Almeida e Mariela Romano.O funcionamento ao público é das 9h às 18h – até o próximo dia 6 de dezembro. 

Veja Também