TV Brasil lança maratona de filmes ibero-americanos com ‘Orfeu’

Seleção contempla produções premiadas de 18 países

Postado em: 18-11-2017 às 09h15
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: TV Brasil lança maratona de filmes ibero-americanos com ‘Orfeu’
Seleção contempla produções premiadas de 18 países

O premiado drama nacional Orfeu (1999) abre a maratona de longas-metragens da América Latina, Portugal e Espanha que a TV Brasil exibe a partir deste domingo (19), em vários horários. Ao todo, a emissora pública deve exibir quase 50 filmes na faixa Cine Ibermedia até o fim de dezembro.

A mostra inclui diversas produções reconhecidas pelo público e elogiadas pela crítica especializada. Dentre as principais obras relacionadas pelo canal, estão o drama espanhol Amantes (1991), a comédia dramática argentina O Filho da Noiva (2001) e o documentário José e Pilar (2010).

Continua após a publicidade

A seleção contempla produções premiadas de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Orfeu, longa que representou o Brasil na indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, vai ao ar na madrugada deste domingo (19) para segunda-feira (20), à 0h30, na sessão Cine Ibermedia, logo após Ao Vivo entre Amigos. O elenco da produção dirigida por Cacá Diegues reúne personalidades da dramaturgia nacional. A trama tem como principais atores Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Isabel Fillardis, Zezé Motta e Milton Gonçalves.

Principais obras selecionadas 

A faixa Cine Ibermedia traz grandes produções da América Latina, Portugal e Espanha para a telinha da emissora pública. Um dos destaques é o drama Amantes (1991), premiado com o Goya de Melhor Filme e Melhor Diretor (Vicente Aranda). A película conquistou também o Leão de Prata de Melhor Atriz (Victoria Abril). 

Estrelado pelo ator Ricardo Darin, o filme argentino O Filho da Noiva (2001) foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e premiado nos festivais de Gramado, Montreal e Havana. Já o longa José e Pilar, coprodução de Portugal, Brasil e Espanha, com trilha sonora de Adriana Calcanhoto, acompanha durante dois anos a vida de José Saramago e Pilar delRío.

Trama de ‘Orfeu’

Com roteiro baseado na peça do poeta Vinícius de Morais, Orfeu foi adaptado para as telonas por João Emanuel Carneiro, Cacá Diegues, Paulo Lins, Hamilton Vaz Pereira e Hermano Vianna. A trilha sonora é de Caetano Veloso. O enredo é inspirado na mitologia grega e conta a história de amor entre Orfeu ((Toni Garrido) e Eurídice (Patrícia França), em uma favela do Rio, na época do Carnaval. As imagens da folia foram captadas no Sambódromo da Marquês de Sapucaí durante o desfile da Viradouro.

Violência e folia convivem na película, indicada pelo Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A lista de conquistas é longa: o longa foi reconhecido com o Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. Murilo Benício (Melhor Ator) e Cacá Diegues (Melhor Diretor) também foram indicados. A Associação Paulistas de Críticos de Artes concedeu à produção o Prêmio de Melhor Fotografia. No exterior, a obra conquistou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cartagena. 

Veja Também