Nino deixa o Castelo Rá Tim Bum para cair na estrada em uma aventura inédita

Cássio Scapin interpreta seu personagem em ‘Admirável Nino Novo’, agora no teatro

Postado em: 18-11-2017 às 11h15
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Nino deixa o Castelo Rá Tim Bum para cair na estrada em uma aventura inédita
Cássio Scapin interpreta seu personagem em ‘Admirável Nino Novo’, agora no teatro

Bruna Policena*

O menino Nino (foto) convida o público goiano para reavê-lo, neste sábado (18) e domingo (19), em um espetáculo fora das dependências do Castelo Rá Tim Bum, para explorar novas aventuras. Comemorando seus 36 anos de carreira, Cássio Scapin trás de volta aos palcos uma de suas mais importantes criações, depois de 20 anos sem interpretá-lo, com a peça Admirável Nino Novo, no Teatro Madre Esperança Garrido. O mais conhecido e querido personagem, o bruxo de 300 anos que nunca cresceu, mais uma vez dá a oportunidade para despertar e relembrar a criança interior de cada um que tem memórias afetivas com o antigo programa de televisão.

Continua após a publicidade

E agora, no teatro, uma aventura inédita, com texto e direção de Mauricio Guilherme e produção de Rodrigo Velloni. Numa arrojada iniciativa e acompanhado apenas do invisível Espírito da Aventura (na voz de Ney Matogrosso), o aprendiz de feiticeiro deixa o Castelo para cair na estrada e, assim, descobrir o sentido e a sensação do que é uma verdadeira aventura. Como escolher para onde ir? Como se guiar? Que roupas levar? Com que meio de transporte? São tantas as perguntas para responder. E as possibilidades também. Através de um novo olhar, Nino vai descobrindo o que é diferente no mundo e o que também pode vir a ser. Uma lição básica para todos que embarcam numa nova jornada, como a dele.

Scapin conta que é muito bom reviver Nino, neste momento, em que já passou dos 50 anos de idade, e o personagem lhe faz despertar também sua criança interior. “Tem sido maravilhoso poder viver a experiência do Nino outra vez, ter contato com esse personagem, personagem que, na verdade, foi também construído em cima de muitas questões pessoais, minhas, do moleque que eu fui na infância, e poder, aos 50 e poucos anos, ter de novo contato com essa minha criança interna; é muito bacana”.

Nino fez parte da infância de muita gente, e tem feito novos amigos, de uma quarta geração, que pode conhecê-lo pelo novo espetáculo e também pelos episódios memoráveis do Castelo Rá Tim Bum tanto na TV a cabo quando no Youtube. “É um personagem muito carismático, é uma criança, um garoto de 300 anos que não cresce, e ele transcorre todo este período; os pais assistiram, se formou uma segunda geração, uma terceira geração, então eu acho que o grande mistério do personagem é que ele mexe objetivamente com a criança de todo mundo”. 

O espetáculo embarca nesta aventura com recursos tecnológicos que estimulam a imaginação. E mesmo que hoje em dias as crianças tenham muito mais acesso a informação e à tecnologia, a proposta é utilizá-la como instrumento para despertar o conhecimento. Nino é aprendiz de seu tio Vitor, feiticeiro e grande inventor, e a tecnologia sempre dialogou com a cultura e a educação. “No nosso espetáculo, nós usamos vários recursos tecnológicos que servem para estimular a imaginação e trabalhar com o lúdico. Ela não é dada de presente; ela favorece, sempre foi assim. Então acho que é uma maneira de utilizar e como é que você direciona isso para a criança”, conta Cássio.

O teatro abre espaço para este encontro, agora ao vivo e não somente nas telinhas, com a proposta de atrair públicos de diferentes idades e estimular a imaginação mais pura, não só infantil, mas humana. “Claro que é inevitável que a tecnologia muda a percepção para a realidade, e que nessa geração nova comecem a lidar com essa tecnologia de maneira diferente. Claro que isso transforma a imaginação e o jeito de perceber a realidade, mas também pode abrir novos caminhos. É um jeito de lidar diferente”.

O ator também ressalta a importância de se discutir o conteúdo que é produzido para as crianças, hoje, em que os programas educativos e culturais estão desaparecendo cada vez mais da televisão. Para ele, a televisão brasileira deveria investir muito mais em cultura, pois “nós temos poucos programas que tem este viés mais objetivo”, diz ele, que completa: “E uma programação para a criança, que é um grande início, com grande potencial, independente deste raciocínio primeiro que se pensa sobre o que é o dinheiro na TV. A importância deste mercado é enorme. Então acho que deveria se pensar com mais carinho porque a criança de hoje será o adulto consumidor de amanhã, e pode consumir coisas interessantes”, conclui o artista. 

*Bruna Policena é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje sob orientação da editora Flávia Popov.

Espetáculo ‘Admirável Nino Novo’ 

Quando: sábado (18) e domingo (19) às 16h

Onde: Teatro Madre Esperança Garrido (Av. Contorno, nº 241, Setor Central, Goiânia)

Entrada: R$ 40 (meia-entrada) e R$ 80 (inteira) em www.originalingresso.com

1kg de alimento dá direito a pagar meia-entrada (deve ser entregue no dia do espetáculo) 

Veja Também