Versão de comédia de Martins Pena chega à Cidade de Goiás

Peça ‘Os Irmãos das Almas’, encenada por atores goianos, já passou por Mineiros e pela Capital. Apresentação é na terça (21)

Postado em: 20-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Versão de comédia  de Martins Pena chega  à Cidade de Goiás
Peça ‘Os Irmãos das Almas’, encenada por atores goianos, já passou por Mineiros e pela Capital. Apresentação é na terça (21)

Flávia Popov

Continua após a publicidade

O projeto Circulação da Peça – beneficiado pela Lei Goyazes, de incentivo à cultura (Seduce/Governo de Goiás) – apresenta o espetáculo Os Irmãos das Almas, nesta terça-feira (21), na Cidadede Goiás. O espetáculo será encenado, às 20h, no Teatro São Joaquim. 

Trata-se da comédia clássica do dramaturgo carioca Martins Pena, que ganhou nova roupagem na visão de Almir Amorim, diretor da peça. Os Irmãos das Almas ironiza o uso da religião em proveito próprio. O diretor garante que, apesar de um assunto polêmico – a religião –, a ideia não é causar discórdia, e sim promover a diversão. “Na comédia, algumas pessoas, por exemplo, pedem dinheiro para a Igreja, mas muitas acabam ficando com ele, então é tratada a questão da honestidade”, explica Amorim.

O diretor diz que as apresentações, que já levaram alegria a espectadores de Goiânia e Mineiros, têm tido resultados positivos. “A grande lição da trupe é fazer com que as pessoas de divirtam, e tem dado certo: em Mineiros, por exemplo, íamos fazer uma sessão, e acabamos fazendo duas”, comemora ele, que antecipa: “Estamos tentando levar a peça a Palmeiras de Goiás”. 

O projeto

Circulação da Peça é um projeto que busca aproximação de um dos maiores expoentes da literatura dramática (Martins Pena), criando intimidade do clássico com o público. “No texto, um homem se vê dominado por sua mulher e sua sogra. Elementos de superstição fazem com que o personagem tente se impor dentro de casa. E o texto continua fiel ao de Martins Pena. Eu transformei a linguagem, fiz com que ela se tornasse acessível, pois o linguajar da época é difícil; mas tem a mesma ideia – além da mesma movimentação em cena e do figurino”, detalha Amorim.

No elenco, estão os atores Mônica Medeiros, Rosana Reis, Tiago Rener, Adryele Muriel, Edson de Oliveira, Rubens Lázaro, Eduardo Babugem, Miron Gonçalves e Dayky Lorrane.

Martins Pena

Dramaturgo de destaque no País, Martins Pena utiliza, em suas comédias, a linguagem coloquial para satirizar os desmandos dos políticos e a hipocrisia do clero. Luís Carlos Martins Pena nasceu, em 1815, no Rio de Janeiro (RJ). Foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil. Patrono da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, Pena teve suas obras caracterizadas pela ironia e pelo humor em que contava aventuras e desventuras da sociedade brasileira. Morreu em 1848, em Lisboa, vítima de tuberculose.

SERVIÇO

Espetáculo ‘Os Irmãos das Almas’

Quando: terça-feira (21) às 20h

Onde: Teatro São Joaquim (Rua Moretti Foggia – Cidade de Goiás)

Entrada gratuita

Mais informações: (62) 98258-2723 

Veja Também