Musical inspirado na animação Divertidamente será apresentado por atores autistas em Goiânia

Postado em: 19-05-2022 às 11h46
Por: Alexandre Paes
O espetáculo vai ajudar diretamente na socialização desses alunos que possuem o transtorno do espectro autista a se englobarem com seus familiares e com a sociedade | Foto: Divulgação

E o Núcleo de Apoio e inclusão de autistas (NAIA) vai promover o musical “Atipicamente “. A apresentação foi inspirada no filme Divertidamente, uma produção da Disney, so que na adaptação da peça, todo o elenco tem a participação dos alunos autistas do grupo. A Ideia central desta iniciativa, é garantir maior acesso à cultura para famílias e classes sociais que tem dificuldade em participar de um projeto como esse, ou ter acesso a alguns dos principais teatros em cartaz.

Há 6 anos o projeto é desenvolvido como forma de fortalecer a autoestima e a autonomia das crianças e adolescentes. O musical “Atípicamente”, tem a participação de 39 autistas entre crianças, jovens e adultos. Vários profissionais especializados e muitas mãos amigas se uniram para desenvolver esse trabalho. A proposta inovadora e inclusiva oferece suporte aos familiares por meio de conscientização, atividades lúdicas recreativas, musicoterapia, teatro e arteterapia.

“Com a realização do projeto, entendemos que para uma sociedade ser realmente inclusiva, cada um importa. O tema principal da peça, a diversidade, se reflete na pluralidade de cada participante de diferentes idades e habilidades. Sobretudo, mostra que todos são capazes de dançar, cantar, atuar e participar”, afirmou o coordenador do NAIA, Marcelo Oliveira.

A escolha de inspiração no filme Divertidamente foi estratégica, e levou em consideração a possibilidade desses alunos que são autistas em demonstrarem que suas dificuldades não o impedem de fazer vínculos e lidar com o cenário cultural, que envolve o canto, a dança e a interpretação. Na história, são tratadas as dificuldades que o autista tem de se encaixar e encarar mudanças entrando afundo na dificuldade que ele tem de lidar com cada emoção: medo, raiva, alegria e seletividade alimentar.

O espetáculo “Atipicamente” vai acontecer neste domingo, dia 22, no Teatro Goiânia, localizado na Avenida Anhaguera. Os ingressos custam 40 reais para adultos, e 20 reais a meia entrada. A apresentação começa as 16h, mas a bilheteria estará aberta a partir das 14h. As vendads também são realizadas pelo sympla.

Compartilhe: