VI Morce-GO Vermelho: votação dos melhores poderá ser feita até esse sábado (28)

Festival é membro da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (Fanlatam)

Postado em: 27-05-2022 às 09h21
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: VI Morce-GO Vermelho: votação dos melhores poderá ser feita até esse sábado (28)
Festival é membro da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (Fanlatam) | Foto: Divulgação

O Morce-GO Vermelho recebeu 478 produções audiovisuais. Desse total, 27 filmes foram escolhidos e vão concorrer aos prêmios na visão do júri técnico e do público em cinco categorias. A programação do festival, conta com a exibição da ‘Mostra Nacional’; ‘Mostra Goianos’; ‘Mostra Internacional’; ‘Morce-Animação’ e ‘Longas Metragens’. A votação dos melhores poderá ser feita até esse sábado (28), no site do festival. O encerramento do festival com a premiação acontece domingo (29), a partir das 19h.

Os filmes serão premiados com o troféu Morce-GO e poderão ser indicados para o prêmio da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (Fanlatam).  Os filmes já indicados pelo festival no ano passado foram o curta-metragem ‘2 Coxinhas’ de Léo Miguel e ‘As Almas que Dançam no Escuro’ de Marcos de Brito, que concorrem a melhor curta e longa, respectivamente. O filme de Marcos de Brito concorre ainda ao prêmio de melhor ator para Paulo Vespúcio, melhor direção e melhor roteiro de longa.

O intuito desta 6ª edição é se firmar no cenário internacional e continuar sendo uma janela para produções independentes.  A entrada do Morce-GO no Fanlatam é um grande reconhecimento ao projeto como único representante de nível internacional em Goiás.

Continua após a publicidade

“Isso possibilita a indicação de filmes, que fizeram parte da programação do Morce-GO diluindo fronteiras e promovendo o intercâmbio de experiências. Além de  colaborarmos  com a circulação e difusão do nosso cinema na América Latina”, enfatiza o diretor do festival, Cristiano Sousa.

Essa 6ª edição do festival foi contemplado pelo Edital de Dinamização de Espaços Culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – Concurso nº 01/ 2021-SECULT/GO. Todos os 27 filmes selecionados além de serem exibidos no Morce-GO Vermelho vão ficar disponíveis por 30 dias na plataforma Cinebrac.

Produções

A direção de filmes por diretoras mulheres foi o grande destaque esse ano, com o total de 35% das produções. O estado brasileiro que mais enviou filmes foi São Paulo com o total de 21% de inscritos. A categoria de filmes internacionais conta com filmes do Japão, Argentina, México, Austrália, França, Espanha e Estados Unidos. Sendo que esses dois últimos foram os países que mais enviaram filmes, empatados com 18% no total de envios.

Os filmes goianos representaram 6% dos inscritos provenientes de todo o estado de Goiás. Isso de acordo com a organização do festival mostra que o interesse pelo gênero de terror e horror não é somente dos produtores audiovisuais da capital, Goiânia.

Veja Também