Livro que enfatiza trajetória de mulheres será lançado nesta quinta

"Mulheres, – Histórias de Dor, Preconceito, Coragem e Superação", escrita pela advogada Hulda Morais, traz depoimentos sobre a realidade da figura feminina

Postado em: 30-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Gabriella Starneck*

O livro Mulheres, – Histórias de Dor, Preconceito, Coragem e Superação, escrito pela advogada Hulda Morais, será lançado, nesta quinta-feira (30), na Hyundai Caoa, na Capital. A obra traz depoimentos exclusivos de seis mulheres que tiveram de superar dificuldades e extremas humilhações que sofreram ao longo de suas vidas. Segundo Hulda, o livro traz relatos de mulheres que são conhecidas, e que passaram por um processo de sofrimento, ou preconceito, mas superaram.

“O livro objetiva levantar debates acerca do preconceito e da dor que a mulher enfrenta, ao mesmo tempo em que fala da superação e coragem da figura feminina, visando a combater as injustiças praticadas contra as mulheres”, diz Hulda. A advogada ainda ressalta que o Brasil resolveu, durante muitos anos, não falar e pensar sobre a realidade das mulheres, vivendo em um mundo de fantasias. “Chegou a hora de reverter isso e falar sobre o tema”, completa ela. 

Continua após a publicidade

De acordo com a escritora, a obra é uma homenagem à sua mãe que sofreu preconceitos na década de 1940 por ser uma mulher separada (do marido). A ideia de contar sobre a vida das mulheres teve início na adolescência ao descobrir, com 16 anos, que seus pais não eram legalmente casados.Hulda decidiu que faria algo para que, um dia, mulheres como sua mãe fossem respeitadas. Ser divorciada “não diminui o valor de ninguém” – segundo ela –, tanto que sua mãe teve força e dignidade para manter sua família. 

Além disso, a advogada ressalta que, no processo de escrita, ela não teve muita dificuldade, já que lia muito a respeito da temática, e sempre teve interesse em escrever sobre o assunto.  “Isso foi um facilitador para que eu relatasse a realidade de mulheres que sofreram com preconceitos ou situações adversas ao longo da vida”, ressalta ela.   

A advogada ainda conta que a história do livro não fala de um processo de vitimização, mas sim de relato de mulheres que se reinventaram e romperam as barreiras instituídas pela sociedade e os obstáculos da vida. “A obra demonstra para as pessoas que foram abusadas em suas vulnerabilidades, e que procuram uma forma de se encaixar na vida, que elas podem se tornar uma versão melhor de si mesmas e podem encontrar isso da maneira mais serena consigo mesma”, pontua.

Sinopse

O livro conta a história de seis mulheres que tiveram de superar em suas vidas algumas dificuldades. Cláudia Rocha do Val sofreu um acidente que a deixou paralítica e onde perdeu o marido, e hoje é administradora rural de sucesso;Laudelina Inácio da Silva foi delegada pioneira de polícia em um mundo onde apenas os homens eram aceitos. Ana July Carneiro da Silva Mestre teve um casamento complicado, voltou a estudar com 37  anos, formou-se em Direito e é responsável por várias causas sociais. 

A obra, ainda, conta com um depoimento exclusivo de Cristina Lopes Afonso. Doutora Cristina, vereadora em Goiânia, teve 85% do corpo queimado pelo namorado. Liliane Lobo, depois de dois casamentos infelizes e violentos, recomeçou a vida do zero e, hoje, possui um dos mais conceituados buffets do Brasil. O livro também traz a história da idealizadora do projeto, Hulda Morais.

*Gabriella Starneck é integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov.

SERVIÇO

Lançamento do livro‘Mulheres – Histórias de Dor, Preconceito, Coragem e Superação’

Quando: quinta-feira (30)

Onde: Hyundai Caoa (Avenida Mutirão, nº 233, Setor Bueno – Goiânia)

Horário: 20h

Valor do livro: R$ 35

 

Veja Também