Xenofobia: Juliette diz que pediram para ‘neutralizar’ seu sotaque em teste de dublagem; veja

Ela aponta ainda alguns dos efeitos que o preconceito contra os sotaques nordestinos traz ao dia a dia, e pede que seja combatido a xenofobia

Postado em: 12-06-2022 às 11h54
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Xenofobia: Juliette diz que pediram para ‘neutralizar’ seu sotaque em teste de dublagem; veja
Ela aponta ainda alguns dos efeitos que o preconceito contra os sotaques nordestinos traz ao dia a dia, e pede que seja combatido a xenofobia | Foto: Divulgação/ Henrique Martins

Natural de Campina Grande, na Paraíba, a influenciadora Juliette Freire alegou nas redes sociais, neste sábado (11/6), que foi vítima de xenofobia durante testa de dublagem. A discussão de preconceito contra nordestinos no mundo artístico foi levantada na internet depois de relatos parecidos feitos pela cantora pernambucana Duda Beat.

No Instagram, a cantora afirma que foi reprovada no teste para um filme internacional por conta de seu sotaque nordestino. Segundo a campeã do BBB21, os produtores pediram para que ela neutralizassem seu sotaque. O nome daquela foi um dos mais comentados no Twitter neste domingo. (Veja o vídeo na integram no final)

“Eu cheguei lá e, a primeira coisa, eu entro no estúdio e uma pessoa falou assim: ‘ó, eu só queria te pedir uma coisa. Tem como tu neutralizar um pouquinho o teu sotaque?”, contou a cantora, onde acrescentou que cursou Letras e “já entendia sobre esse fenômeno da neutralização, dessa tendência na mídia, os repórteres, todo esse universo nos filmes”.

Continua após a publicidade

“Talvez eu nem tenha sido tão boa no teste, mas quando eu fui pedida para neutralizar [o sotaque] aquilo já veio à minha cabeça como se essa fosse uma das razões”, acrescenta.

Ela aponta ainda alguns dos efeitos que o preconceito contra os sotaques nordestinos traz ao dia a dia, e pede que seja combatido a xenofobia.

“Esse exemplo que eu dei foi só um de vários outros. Tem a questão de encarar o sotaque nordestino de uma forma caricata e rir, tem a questão dos meus amigos não conseguirem alugar um imóvel. (…) Então, a mensagem que eu quis deixar foi simplesmente a seguinte: xenofobia existe, sim, e ela está enraizada na nossa cultura e a gente precisa questionar”, disse.

Repercussão sobre sotaque

Internautas subiram a tag ‘Sotaque neutro não existe’ e o assunto ficou entre os mais comentados no Twitter nesta sexta-feira, 10, e ao longo madrugada de sábado, 11. Nas postagens, os usuários resgataram depoimentos de outras artistas denunciando casos de xenofobia.

Essa não é a primeira vez que Juliette confronta falas preconceituosas. Em julho de 2021, ela rebateu os comentários xenofóbicos da atriz e youtuber Antônia Fontenelle, que havia classificado como “Paraibada” as agressões feitas pelo DJ Ivis, contra sua ex-mulher, Pamela Hollanda.

Logo depois, Fontenelle se desculpou e justificou ter sido uma “expressão”. Freire reagiu ao comentário e publicou um tuíte, que mais tarde, foi reproduzido em uma prova de vestibular da Unicamp.

Xenofobia

A xenofobia é uma ideologia que consiste na rejeição das identidades culturais que são diferentes da própria. O nome é utilizado em referência ao ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros. A palavra também é frequentemente utilizada como a fobia em relação a grupos étnicos diferentes ou face a pessoas cuja caracterização social, cultural e política se desconhece.

Pode dizer-se que este tipo de discriminação se baseia em preconceitos históricos, religiosos, culturais e nacionais, que levam o xenófobo a justificar a segregação entre diferentes grupos étnicos com o fim de não perder a própria identidade. Por outro lado, muitas vezes acrescenta-se um preconceito económico que vê nos imigrantes competidores pelos recursos disponíveis no seio de uma nação.

Veja o relato de Juliette:

Veja Também