Livro sobre história da Alameda dos Buritis será lançado hoje (5)

Publicação resgata memórias com relatos e fotografias dos anos 40 e 50

Postado em: 05-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro sobre história da Alameda dos Buritis será lançado hoje (5)
Publicação resgata memórias com relatos e fotografias dos anos 40 e 50

Gustavo Motta Especial para O Hoje

A Academia Feminina de Letras recebe, nesta terça-feira (5), o lançamento do livro Alameda dos Buritis – Moradores Pioneiros, que conta detalhes sobre acontecimentos, visitantes e memórias que compõem a história da via que divide o Centro e o Setor Oeste. A publicação acompanha a chegada dos primeiros moradores durante as décadas de 1940 e 1950.

A arquiteta Narcisa Abreu Coelho e o desembargador aposentado Rogério Arédio Ferreira são os autores do livro que, para a co-autora, deve expressar a “poética icônica da Alameda”. O livro tem curadoria de Ubirajara Galli, que colaborou com a reunião de conteúdo e imagens.

Continua após a publicidade


Pioneirismo

A presidente da Academia Feminina de Letras, Alba Lucinia Dayrell, afirma que que o projeto deve apoiar outros escritores que desejarem escrever sobre outras vias públicas da Capital. “Queremos que as pessoas se interessem pelas ruas do Plano Original de Goiânia e escrevam outros livros com as memórias dos moradores”, ressalta Narcisa Coelho.

A arquiteta acredita que é importante o registro de lembranças sobre os pioneiros de Goiânia, já que em cidades muito antigas, como São Paulo, essa memória se perdeu no tempo e no espaço. Além da publicação sobre a via próxima ao Bosque dos Buritis, um livro sobre os antigos moradores da Rua 23, no Centro, também está sendo escrito no âmbito da Academia.

A autora comemora o perfil de projeto-piloto da publicação. “O livro deve se tornar uma referência; somos os primeiros a contar memórias”. A coescritora, que nasceu no local em 1946, avalia que muitos relatos poderiam se perder. “Durante a reunião de informações, algumas pessoas que viveram na Alameda e contribuíram conosco vieram a falecer”, afirma.


Pesquisa

O projeto começou a ser idealizado pelos escritores há dez anos; eles e colaboradores realizavam encontros periódicos na residência da coautora, onde reuniam imagens e relatos sobre a história da Alameda. Algumas imagens foram encaminhadas por amigos, mesmo de outros estados.

Muitos dos acontecimentos foram relatados pelas memórias de ex-moradores, artistas e intelectuais que frequentavam o local. Rogério Arédio Ferreira e Narcisa Coelho viveram na Alameda dos Buritis durante a juventude, e relembram momentos. “Na rua, morava Eurídece Natal e Silva, e ela realizava recitais de música dos quais eu participava como cantora”, relembra Narcisa.


Personagens e memórias

Entre as figuras mais notáveis que habitaram a região, se destaca Eurídece Natal e Silva, fundadora da primeira Academia Goiana de Letras, em 1904. A Alameda dos Buritis foi residência de músicos, intelectuais, e artistas. No espaço, residiram cinco acadêmicos da Academia Goiana de Letras – além de membros das academias maçônica e de Direito.

Um dos eventos mais importantes na história do local ocorreu em 1954, quando José Xavier de Almeida Júnior, morador da Alameda, presidiu a comissão do Congresso Nacional de Intelectuais. “Nessa ocasião, vieram estudiosos de vários lugares do mundo, inclusive Pablo Neruda”, afirma Narcisa Coelho.

Os urbanistas Ewald Janssen e Sollenberg Werner residiram no local, sendo que o primeiro foi responsável pelo planejamento do Jardim América e região, e o segundo projetou o Setor Sul, com base no modelo europeu das ‘cidades-jardim’.


Lançamento

O evento na sede da Academia Feminina de Letras é aberto ao público, e deve contar com a apresentação do livro, além de homenagens a moradores notáveis da Alameda dos Buritis. A família Martini, que se destacou com o violinista José Martini e a esposa Ruth Tavares, deve ser homenageada com a apresentação de um coral formado por descendentes do casal.

O intelectual José Xavier de Almeida Júnior deve ser homenageado com a declamação de um poema do chamado “príncipe dos poetas de Goiás”. A esposa, Domitilla dos Santos Fleury Almeida, veio a falecer, na última segunda-feira (27), e também deve ser lembrada na cerimônia.


SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Alameda dos Buritis – Moradores Pioneiros – Décadas de 1940 e 1950’

Autores: Narcisa Abreu Cordeiro e Rogério Arédio Ferreira

Editora: Kelps

Quando: terça-feira (5) às 19h30

Onde: Academia Feminina de Letras (Aflag) – Rua 132-C, nº 114, Setor Sul – Goiânia

Evento gratuito e aberto ao público 

Veja Também