Quinta-feira, 28 de março de 2024

Turismo em Goiás cresce três vezes mais que média nacional e tem maior alta em abril

Esse foi o sexto mês consecutivo de alta. Goiás foi um dos doze Estados que apresentou variação positiva no período

Postado em: 20-06-2022 às 16h22
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Turismo em Goiás cresce três vezes mais que média nacional e tem maior alta em abril
Esse foi o sexto mês consecutivo de alta. Goiás foi um dos doze Estados que apresentou variação positiva no período | Foto: Secom

As atividades turísticas em Goiás aumentaram 8,3% na comparação com março deste ano, o que resultou na maior alta do país entre os Estados. Enquanto isso, a média de crescimento do setor no Brasil foi de 2,5%. No Estado, o acumulado do ano representa 36,3% de crescimento. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo ainda mostrou que os turistas gastaram mais em Goiás em despesas como alojamento, alimentação, transporte aéreo, terrestre e aquaviário. Consequentemente, os cursos também são utilizados com agências de viagem, aluguel de transporte, além de cultura e lazer.

Os segmentos que mais cresceram foram aqueles ligados aos serviços de transporte e de alimentação, como bares e restaurantes.

Continua após a publicidade

Segundo a coordenadora do Observatório do Turismo de Goiás, Giovanna Tavares, um dos fatores que explica o crescimento do setor, foi o deslocamento de eventos para o mês de abril, como os carnavais fora de época, que ocorreram não só em Goiás, mas também em vários destinos brasileiros.

“Todos os locais onde o indicador é investigado acompanharam este movimento de expansão em abril de 2022, quando comparado com março”, afirma Tavares.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor de serviços apresentou crescimento de 1,3% em abril em relação ao mês anterior. Esse foi o sexto mês consecutivo de alta. Goiás foi um dos doze Estados que apresentou variação positiva no período. A média do Brasil ficou em 0,2%.

De acordo com Giovanna Tavares, o avanço da vacinação e o aumento do turismo de proximidade foram preponderantes na melhoria da economia goiana no setor de serviços.  

Goiás ganha área de ecoturismo com trilha

Um local que reúne trilha com árvores que chegam a mais de 500 anos de idade, hospedaria em contêiner com suítes ecológicas e fábrica de produtos artesanais feitos a partir de frutos do Cerrado. Essa é a proposta da Experiência Sítio Boca do Mato, na cidade de Mambaí, localizada no interior de Goiás, próximo à divisa com a Bahia. 

O objetivo é proporcionar aos visitantes uma imersão no universo do Cerrado goiano, estimulando a conexão com a natureza de múltiplas formas, por meio do turismo de experiência. O empreendimento valoriza a sustentabilidade ambiental, a biodiversidade e o agroextrativismo, sempre prezando pela preservação do ecossistema em cada atividade. 

Veja Também