Búzios: praias mornas e areias brilhantes

Caminhar pela península é encontrar requinte junto à natureza que encantou Brigitte Bardot

Postado em: 18-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Búzios: praias mornas  e areias brilhantes
Caminhar pela península é encontrar requinte junto à natureza que encantou Brigitte Bardot

GUSTAVO MOTTA*

Continua após a publicidade

Verão de 1964. Um quase selvagem balneário recebe a presença da atriz francesa Brigitte Bardot. A musa se encantou com a beleza do local e atraiu a atenção internacional à península que nomeia a região de Búzios. Hoje, um dos locais mais badalados da região é a Orla Bardot, uma via que reúne restaurantes concorridos, lojas de grife e o agito da vida urbana em Búzios, um município da chamada Microrregião dos Lagos, que faz divisa com Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A cidade conta com atrações que evidenciam imagens únicas – as enseadas com praias e piscinas naturais.

A natureza se encarregou de formar uma península com vegetação variada. A flora local é rasteira, frequentemente associada à Caatinga, com árvores baixas, cactos e arbustos. A vegetação é típica da região litorânea, e o verde exuberante compõe um casamento perfeito com o anil que mistura céu e mar, e o branco cristalino das areias trazidas de longe pelas águas.

Praias e ilhas

Os bancos de areias formam belas enseadas. A região de Búzios conta com 23 praias, sendo que algumas são de fácil acesso, como as de Ferradura e João Fernandes – essa sempre muito badalada. Para os desinibidos, a Praia Olho-de-Boi oferece um contato mais direto com a natureza pelo nudismo.

Turistas que queiram descansar à beira-mar podem se deliciar com a tranquilidade das praias de Forno, Azedinha, e Azeda, onde as águas calmas e cristalinas permitem ver as pedras e peixes que passam abaixo dos banhistas. O mergulho com máscara de snorkel é atração garantida no local. A enseada exige uma caminhada de dez minutos, com saída do Centro, e não tem infraestrutura de bares, mas bebidas são oferecidas em barraquinhas nos fins de semana.

Para o turista que deseja conhecer um local quase selvagem e de beleza única, a dica fica por conta da Praia do Forno. Pequena, silenciosa e presa entre costões rochosos, o local apresenta uma areia avermelhada, e, além do mar, a região ao redor conta com diversas piscinas naturais. Outro ponto mais exótico é a Praia das Virgens, que fica praticamente deserta por ser acessível apenas durante a maré baixa.

As águas frias da região abrigam uma rica vida marinha. Peixes grandes, como mero, barracuda, garoupa e anchova, são a maioria, mas dividem espaço com tartarugas verdes e arraias.  Os belos corais ficam por conta das cores, sendo que uma das melhores regiões para mergulho é a Ilha Âncora, a cerca de meia hora de lancha, partindo da costa.

As ilhas de Filhote, Feia (extremamente linda com seus paredões rochosos) e Gravatá são outros pontos procurados pelos visitantes para um contato mais próximo com a fauna marinha. Os meses entre setembro e novembro, quando os ventos estão mais tranquilos, são os mais indicados ao mergulho na região.

Esportes

Os jovens e surfistas têm como ponto de encontro a Praia do Geribá, salpicada de barracas e ondas ideais para a prática do surf, enquanto que os adeptos da prancha à vela são atraídos pelos ventos constantes nas praias de Rasa e Manguinhos. Os locais são o point para namoricos, paqueras, e visitantes interessados em aventuras românticas.

Em terra firme, as opções são passeios de bike por trilhas e cavalgadas à beira-mar. A região tem 70km² de extensão, e é possível chegar à maioria das praias pedalando. A península é interligada por trilhas de asfalto, pedras e terra. Na Búzios Rent a Bike, localizada no Centro da cidade, o visitante pode alugar bicicletas confortáveis para passeio e mountain bike. A locação varia entre 12 e 24 horas, e algumas empresas oferecem tours com guias, de duração entre duas e três horas.

Para que ama cavalgar, passeios de cavalo acontecem de terça a domingo, com agendamentos às segundas, com saída da Pousada Fazendinha (1,7km do centro). Os roteiros têm até quatro horas de duração, passando por praias e formações rochosas. Os passeios podem ser feitos às 9h e às 15h.

Quem gosta de parafernálias divertidas vai adorar o Radical Parque. Com 12 mil m², ele conta com tirolesa, escalada, cama elástica, pista de kart, bungee trampolim e outras atrações radicais. O espaço funciona diariamente, com exceção de quartas-feiras e feriados, e atende entre as 18h e a meia-noite.

Gastronomia

Após um dia de praias e esportes, nada mais revigorante do que uma passagens pelos restaurantes especializados na culinária local de frutos do mar. O 74 Restaurante e o Místico SunsetLounge são opções na Rua Alto do Humaitá, com vista privilegiada da Praia da Armação. A visão garante um panorama do litoral com barcos e velas ao fundo da superfície anilada do mar. Comida mediterrânea, opções vegetarianas e frutos do mar são destaques das casas.

Para quem busca a refinação da gastronomia europeia, o Baroque Culinária, próximo ao Porto da Barra, oferece pratos de origens alemã e francesa, além de opções vegetarianas. A opção noturna fica por conta do Nami Gastrobar, na Rua dos Namorados, point dos jovens na praia do Geribá. O espaço conta com opções latinas, asiáticas e frutos do mar.

Diversão

Após um dia intenso de praias e idas a restaurantes badalados, os shows de música ao vivo e festas nas boates agitam a noite. O balneário oferece muitas possibilidades de diversão noturna, especialmente ao longo do verão. O centro da badalação é a Rua das Pedras e a famosa Orla Bardot, onde descansa uma estátua da atriz que levou Búzios ao mundo.

A charmosa Rua das Pedras agrega boates que agitam as pistas até pela manhã. Lojas de decoração, galerias de arte e espaços de moda também compõem a cena. O pequeno Captains Bar oferece drinks em cadeiras confortáveis voltadas para o mar. O Bar Renascimento, na Rua Turíbio de Farias, paralela à Rua das Pedras, é uma opção para petiscos, boa música e cerveja gelada. Quem gosta da sofistição de jazz, blues e MPB pode ir até o Pátio Havana, que comporta uma adega e um bistrô no subsolo. Para dançar na pista, a pioneira boate Privilègeoferece uma variedade de DJs que se apresentam com uma programação eclética.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE 

sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também