Dicas rápidas para sair do padrão na decoração de Natal

Decore a casa e a mesa da ceia de Natal com inspirações simples, baratas e fáceis de fazer

Postado em: 21-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dicas rápidas para sair do padrão na decoração de Natal
Decore a casa e a mesa da ceia de Natal com inspirações simples, baratas e fáceis de fazer

Bruna Policena*

Continua após a publicidade

2017  foi um ano de muito trabalho e correria para a maioria dos goianos, e, se a decoração natalina ficou para escanteio dentro da sua rotina agitada, aqui vão algumas dicas para quem não teve tempo de investir no enfeite da casa e da mesa para a ceia, abusando da criatividade e sem precisar gastar muito.

Árvores

Se a antiga árvore de plástico, guardada e velha, não te agrada mais, há algumas alternativas que fogem do convencional e que podem, ainda assim, trazer aquele clima natalino aconchegante e gastando pouco dinheiro e tempo. No ano passado, as árvores feitas de livros tomaram as redes sociais de imagem, como o Pinterest e o Instagram. Neste ano, algumas opções ainda mais divertidas apareceram como as árvores feitas de fotos de família, em preto e branco, compostas na parede em um formato de pinheiro, acompanhadas dos pisca-piscas. Outra ideia são as árvores feitas de galhos secos, que tornam a decoração mais brasileira e mais minimalista, com tons pastel.

Enfeites

Para a árvore de fotografias, não há muito que investir em enfeites, em contraponto, na de galhos, há muitas opções a se trabalhar. E, nisso, o bioma Cerrado tem muito a contribuir, oferecendo frutos e sementes lindos para pendurar nos galhos. E, para contrastar com a cor marrom da árvore, os enfeites podem ser coloridos com tintas guache de tons mais natalinos, como o vermelho, verde e dourado. 

Pisca-pisca

Os tradicionais pisca-piscas são os queridinhos na composição: além de iluminar a árvore, pode ser utilizado junto à mesa ou pendurado nas paredes em pontos estratégicos da casa. Para dar uma cara nova para o antigo pisca-pisca, a ideia é decorar as lâmpadas com itens (encontrados em casa ou de fácil acesso). Uma opção são copinhos de café pintados, encaixados em cada lâmpada, deixando-a com uma cor mais aconchegante. E sabe aquelas flores artificiais vermelhas vendidas em casa de decoração? Se arrancá-las dos galhos falsos e fizer um furo no fundo, a lâmpada do pisca-pisca encaixará nelas. 

Decoração de mesa

Na mesa, normalmente as frutas são combinadas com castanhas na decoração. Mas também podem ser usadas garrafas de cerveja e vinho com flores secas de cores vermelha e verde, juntamente com ramos de trigo. Esses podem ser encontrados em lojas de decoração ou em mercados populares da cidade. As velas também estão em alta, e os palitos de canela, unidos em torno de um copo, podem ser um suporte lindo para essa iluminação mais romântica –  além do aroma da especiaria. 

Guirlandas

Não menos importante, as guirlandas estão sempre presente nas portas da casa. Se ainda não teve tempo de comprar uma, faça, você mesmo, algo mais simples e minimalista (ainda assim, clássico). Os galhos de pinheiros, se curvados e amarrados com um barbante bem delicado, podem cumprir a função de dar as boas-vindas às visitas. Para quem tem mais apreço pelo artesanato, os rolos de papel higiênico e papel toalha, se pintados e cortados e finas fitas, podem formar lindas flores para a guirlanda. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também