Terça-feira, 19 de março de 2024

Morre aos 84 anos o humorista e escritor Jô Soares em São Paulo

Um dos pioneiros do estilo Talk Show no Brasil, Jô navegou por diversas áreas na sua carreira extensa. Foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator

Postado em: 05-08-2022 às 07h51
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre aos 84 anos o humorista e escritor Jô Soares em São Paulo
Um dos pioneiros do estilo Talk Show no Brasil, Jô navegou por diversas áreas na sua carreira extensa. Foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator | Foto: Reprodução

Morreu na madrugada desta sexta-feira (5/8), o escritor e humorista Jô Soares, aos 84 anos. Segundo a assessoria, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“O paciente Jô Soares faleceu na data de hoje, 05 de agosto, às 2h20, no Sírio-Libanês. em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 28 de julho no hospital, onde era acompanhado pelas equipes do corpo clínico da instituição”, escreveu a assessoria do humorista, em conjunto com o hospital.

O enterro e velório de Jô serão reservados à família e amigos.

Continua após a publicidade

Repercussão

Pelo Instagram, a ex-mulher de Jô, Flávia Pedras, foi uma das primeiras a se pronunciar sobre a morte. “Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados”, escreveu.

“Aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida”, disse Flávia.

“A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor. Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem”, acrescentou.

Nas redes sociais, amigos e fãs lamentaram. Ana Maria Braga lamentou a partida do humorista. “Eu tive a honra de conhecer e conviver com esse jornalista e humorista tão talentoso e querido de todos nós. Hoje o dia amanheceu mais sem graça”, afirmou ela.

A cantora Zélia Duncan escreveu: “O Brasil perdeu hoje um artista único, um comediante que amava seu ofício acima de tudo, um ator fora de série. Um entrevistador brilhante. Um cidadão que amava seu país e seus amigos. Jô Soares, obrigada por tanto!”.

Adriane Galisteu também agradeceu Jô por “tantas risadas, tantes conversas e todos os ensinamentos”.

“Meu Deus o mundo sem você…. Meu amado amigo, diretor, conselheiro, vizinho que tristeza… você sempre foi cercado de amor e sempre será assim! Vou seguir te aplaudindo e através de suas obras aprendendo com vc! Obrigada por tantas risadas, tantas conversas por todos os ensinamentos”, declarou.

Biografia

José Eugênio Soares nasceu em 16 de janeiro de 1938 no Rio de Janeiro. Filho do empresário paraibano Orlando Heitor Soares e de Mercedes Leal Soares, aos 12 anos, se mudou com a família para a Europa. Foi lá onde pensou em seguir a carreira diplomática, mas seu amor pela arte falou mais alto.

Um dos pioneiros do estilo Talk Show no Brasil, Jô navegou por diversas áreas na sua carreira extensa. Foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator. Seu primeiro papel foi em “O Homem do Sputnik”, filme de Carlos Manga de 1958.

Três anos mais tarde, começou a trabalhar na TV Record, onde atuou em programas como “La Reuve Chic”, “Jô Show” e “A Família Trapo”, além de escrever o “Simonetti Show”.

Em 1970, foi para a TV Globo estrelar o “Faça Humor, Não Faça a Guerra”, programa substituído pelo Satiricom em 1973. Três anos depois, como ator e redator, participou de “Planeta dos Homens” até 1981, quando começou a se dedicar ao próprio programa, “Viva o Gordo”. Nesse momento vivenciou diversos personagens marcantes, como Reizinho, Capitão Gay e Zé da Galera.

Em 1987, Jô trocou a Globo pelo SBT para realizar um de seus maiores desejos: apresentar um programa de entrevistas. O “Jô Soares Onze e Meia” foi ao ar entre 1988 e 1999, com mais de seis mil entrevistas com grandes personalidades brasileiras e internacionais. Em 2000, o humorista retornou à Globo para o icônico “Programa do Jô”, encerrado em 2016.

Veja Também