Em Aruba é bom saber…

Aruba tem um sistema de transporte simples, mas eficaz. O transporte coletivo, o Arubus, está presente em todas as partes da ilha

Postado em: 08-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em Aruba é bom saber…
Aruba tem um sistema de transporte simples, mas eficaz. O transporte coletivo, o Arubus, está presente em todas as partes da ilha

Chegar até Aruba é uma aventura. Poucas empresas aéreas fazem a rota que, geralmente, tem uma conexão na Cidade do Panamá. Mas cuidado! Há muitas, mas muitas reclamações de malas extraviadas e/ou perdidas. Os comerciantes dão notícias todos os dias de turistas que chegam para comprar uma coisa ou outra na esperança de que a bagagem apareça – o que quase nunca acontece. Pesquise antes para não ter dor de cabeça depois. O melhor mesmo, caso isso aconteça, é não se preocupar e tentar curtir o que há de melhor em Aruba: tudo! Mas, se é que conselho adianta, leve apenas uma bagagem de mão com roupas leves e frescas e uma indumentária mais refinada para quem pretende visitar restaurantes chiques e cassinos. 

Aruba tem um sistema de transporte simples, mas eficaz. O transporte coletivo, o Arubus, está presente em todas as partes da ilha. Mas tem também táxi e um bondinho que anda pelo centro de Oranjestad numa volta que dura  40 minutos, e é de graça. Mas, para quem pretende conhecer a ilha de norte a sul, o melhor mesmo é alugar um carro. Um popular compacto para quatro pessoas sai por menos de R$1.000 por sete dias. É muito mais tranquilo e, no fim das contas, sai mais barato. 

Continua após a publicidade

Em uma ilha de águas coloridas e mornas, com sol quente o ano todo e cheia de gente que procura exatamente por isso, não poderia faltar cerveja, um dos itens mais caros para os forasteiros. A maioria das praias na orla próxima a Oranjestad fica no ‘quintal’ dos hotéis e resorts. Qualquer um pode frequentar, mas para ter um lugar à sombra ou uma cadeira de praia é preciso consumir. E prepare-se: cada cerveja longneck de 200 mililitros (a menor) custa a bagatela de U$8. Se pedir um baldinho com cinco unidades, cada uma sai por U$6. A dica é passar num dos vários supermercados e comprar a mesma cerveja por aproximadamente U$1,3. Aí é fazer a conhecida farofa, com caixa de isopor e tudo. Bons vinhos também podem ser comprados nos supermercados a preços honestos. Já nos restaurantes, o preço de uma garrafa é um pouco mais condimentado, como em qualquer parte do mundo. 

Fazer uma pesquisa antecipada de restaurantes e as reservas pela internet são fundamentais para garantir uma mesa. O The FlayingFishbone, em Savaneta Beach, serve comida variada, com vinhos honestos e com um diferencial: as mesas ficam dentro d’água – de frente para o pôr do sol. Imagine comer camarões jumbo gratinados com queijo, com os pés na água do mar e assistindo o dia findar! Outro restaurante bem cotado é o Papiamento, que fica num casarão antigo e tem um cardápio variado. Faça reserva antecipada e peça uma mesa ao lado da piscina. Outro lugar para se comer e beber bem é o Quinta del Carmen. É também um casarão antigo, com ambiente acolhedor e pratos bem servidos. 

Os restaurantes servem comidas variadas, mas vale a pena se perder nos sabores caribenhos. Fuja do convencional, mas pergunte até saber exatamente o que é. Na dúvida, recue. Quiabo grelhado é bom. Canela também. Mas os dois juntos com um frango ao molho não proporcionam um sabor muito agradável ao nosso paladar. Frutos do mar são a melhor pedida, sempre frescos e com preços em conta. 

Aruba também tem surpresas. A cerca de 10 minutos da costa, há uma ilha particular do Hotel Renaissance. Em uma das praias, os flamingos são a atração principal. Turistas fazem de tudo para tirar uma boa foto com as aves. Para isso, o hotel disponibiliza máquinas de ração para os animais. Por U$0,5 dá para alimentar os flamingos por um tempo enquanto se faz as fotos. Mas, para se chegar até a ilha, é preciso pagar. O ticket custa U$99 por pessoa e dá direito a passar o dia todo na ilha, com wi-fi de graça e almoço incluso. E atenção! Antes de comprar o ticket, procure saber quanto custa uma diária para se hospedar. Uma suíte para três pessoas sai por U$300 e dá direito a permanecerna ilha dois dias, além de poder frequentar a piscina de um renomado hotel, com borda infinita e vista para o poente. De quebra, vale até um drink, ao som de DJs que fazem a festa o dia todo, ao lado de famosos como o lutador Conor McGregor ou a cantora inglesa Lisa Stansfield. No mais, é só respirar e suspirar. Ariba, Aruba! 

Veja Também