Iphan conta a história de Goiás por meio de objetos com mais de 11 mil anos

Os artefatos apresentados na exposição, são oriundos de sítios arqueológicos localizados em Goiânia e outros 25 municípios no interior do estado

Postado em: 25-08-2022 às 11h23
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Iphan conta a história de Goiás por meio de objetos com mais de 11 mil anos
Os artefatos apresentados na exposição, são oriundos de sítios arqueológicos localizados em Goiânia e outros 25 municípios no interior do estado | Foto: Alexandre Paes

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado de Goiás (Iphan-GO) inaugurou a exposição “Goiás: 11 mil anos”, que conta a história sobre os primeiros povos que habitaram o território goiano por meio de objetos arqueológicos encontrados na região e guardados em museus.

Os artefatos apresentados na exposição, são oriundos de sítios arqueológicos localizados em Goiânia e outros 25 municípios no interior do estado, além do Distrito Federal. O Iphan catalogou mais de 100 peças para a exposição, como pontas de flechas, carimbos corporais, cachimbos, adornos de pedra-sabão, urnas funerárias e outros itens, que foram disponibilizados por Instituições de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos, situadas no estado de Goiás.

Allyson Cabral explicou que a decisão de montar a exposição se deu após se reunir com arqueólogos do Instituto, e concluir que Goiás dispõe de rico material, que poderia ser exposto na sede do Iphan, em Goiânia. Segundo ele, é a primeira mostra de tamanha grandeza que acontece na sede regional do Instituto. “Desde o início de nossa gestão, temos nos voltado para a preservação do patrimônio arqueológico”, afirma o superintendente.
 
Com essa ação, Cabral informou que empreendedores despertaram para a consciência do patrimônio arqueológico, e buscaram o Iphan para estabelecer parcerias, como os da área da mineração, por exemplo, que manifestaram interesse em divulgar os achados arqueológicos.

Continua após a publicidade

Além do público em geral, grupos de alunos podem visitar a exposição, mas com a agendamento. A mostra vai oferecer atividades de integração, com mediadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
 
A mostra também apresenta uma linha do tempo com os principais marcos históricos e períodos vivenciados por homens, mulheres e crianças, que são identificados como: caçadores e coletores; agricultores e ceramistas, e sociedade ibero e afro-brasileira. A sede da Superintendência do Iphan Goiás é na Praça Pedro Ludovico, Setor Central.

Veja Também