A magia energética do açaí

Consumo da fruta contribui para recuperar energia e melhorar performance física

Postado em: 09-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A magia energética do açaí
Consumo da fruta contribui para recuperar energia e melhorar performance física

O açaí é uma fruta que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil – podendo ser ingerida em sorvetes, sucos, geleias, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Na Amazônia, por exemplo, é consumida tradicionalmente de modo gelado com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.

Mas como aproveitar o açaí enquanto aliado da saúde? Segundo a nutricionista Elisa Zagury Pargendler, a especiaria é um alimento fortificante em fibras, que auxiliam nas atividades gastrointestinais diárias. Segundo ela, consumido puro ou acompanhado de frutas e granolas, o fruto pode substituir algumas refeições e até auxiliar na perda de peso, conforme orientação de um especialista.

Continua após a publicidade

O açaí possui mais propriedades antioxidantes do que a uva, e com o auxílio da vitamina E, distribui Ômega-6 e Ômega-9 pelo corpo, combate o colesterol ruim e melhora a circulação sanguínea. Sendo assim, ele atua contra a velhice precoce e combate vários problemas cardíacos. Essa fruta também ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo com a destruição de células cancerígenas. “Ele auxilia na longevidade por ser um alimento antioxidante, rico em vitaminas, cálcio, fósforo, fibras, ferro, potássio e minerais”, acrescenta.

Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia; e o fósforo, além de outros minerais.

Práticas esportivas e alimentação saudável

O açaí é bastante consumido pelos praticantes de atividade física. Ele pode ser ingerido tanto durante o pré-treino – para servir como fonte de energia na função de um estimulante –, quanto em pós-treino. “Pode também ser consumido depois, vendo individualmente o interesse de cada um (se é para perda ou ganho de massa muscular). Ele ajuda nas duas formas, porém de maneiras diferentes,  dependendo da quantidade e dos acompanhamentos que são ofertados por um nutricionista”, garante.

A fruta é um verdadeiro fornecedor natural de energia, ao contrário de outros alimentos que não são verdadeiramente energéticos, mas apenas estimulantes. Esses outros compostos dão a falsa impressão de energia adquirida, mas quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de todo o gasto perdido de recursos energéticos.

Quando a fruta é misturada com alguns derivados, os efeitos podem alterar. Segundo a nutricionista, o açaí continua tendo suas propriedades nutricionais, porém a diluição com açúcar e outras frutas pode alterar o seu teor calórico, e privar diabéticos de consumi-los dessa forma. “A adição de frutas é interessante, pois elas têm outros tipos de vitaminas, o que acaba por completar o alimento”, descreve.

O açaí é também uma fonte de carboidratos, o que não atrapalha se a pessoa quer perder peso durante a pratica de exercícios físicos. “A quantidade de carboidratos no açaí é aceitável e necessária. Ele faz parte dos macronutrientes, imprescindíveis nas refeições. O importante é saber a quantidade necessária da fruta que pode se consumir dentro do quadro de dieta, assim como qualquer outro alimento”, finaliza. 

Veja Também