O que acontece após a morte da rainha Elizabeth II?

Operação "London Bridge" é acionada após a morte da rainha.

Postado em: 08-09-2022 às 17h59
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: O que acontece após a morte da rainha Elizabeth II?
Operação "London Bridge" é acionada após a morte da rainha. | Foto: Reprodução/ Instagram @theroyalfamily

O plano para o que acontece após a morte da rainha Elizabeth II é conhecido como operação “London Bridge”. Na manhã desta quinta-feira, foi anunciado que o estado de saúde da rainha Elizabeth II era preocupante. Sem muitos detalhes, o comunicado oficial, emitido pelo Palácio de Buckingham, apenas divulgou que ela se encontrava confortável no Castelo de Balmoral, na Escócia.

No início desta tarde, a morte da rainha foi confirmada. Mas, e agora? Você sabe o que acontece nos dias seguintes após a morte da rainha Elizabeth II?

Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Qual o protocolo a ser seguido após a morte da rainha?

O plano “London Brigde” consiste no protocolo realizado para anunciar a morte da rainha. A operação é colocada em prática após a morte da rainha Elizabeth II.

Continua após a publicidade

Nos primeiros momentos, o secretário pessoal da rainha, Sir Edward Young, aciona a primeira-ministra, Liz Truss, e diz a frase “The London Bridge is down” (em português: a ponte de Londres caiu). Os funcionários do alto escalão ouvirão a mesma frase. Em seguida, através de uma linha segura, a notícia chega aos outros 15 governos fora do Reino Unido onde a rainha é chefe de estado.

O primeiro anúncio para a mídia mundial é feito por um funcionário da realeza utilizando os portões do palácio de Buckingham. Com isso, toda a programação da BBC – principal veículo de comunicação britânico – é interrompida para uma cobertura detalhada do ocorrido. Neste momento, todos os repórteres e âncoras vestirão de preto, representando o luto.

No mesmo dia, o príncipe Charles, de 78 anos, assumirá o trono e, no dia posterior, ele fará seu primeiro discurso como rei.

Foto: Reprodução

O funeral

Após a morte, o corpo de Elizabeth II será colocado na sala do trono, em Buckingham, com uma coroa, o cetro e o estandarte real. O corpo ficará no Westminster Hall por mais quatro dias para que os parentes, os nobres mais próximos, os políticos e chefes de Estado e de governo de outros países prestem homenagens. Depois, o espaço será aberto ao público.

O dia da morte da rainha é conhecido como “Dia D”. O funeral acontece 10 dias após esta data com a presença da cúpula da Igreja Anglicana. Os sinos do Big Ben tocarão às 11h locais e o país ficará em silêncio enquanto o caixão é levado para a Abadia de Westminster, onde também aconteceram a cerimônia de despedida da princesa Diana, em 1997, e o casamento de William e Kate, em 2011. Este dia será sempre lembrado, mas não será declarado feriado oficial.

Leia também:

Veja Também