Dia da Cachaça: Confira três festivais nacionais para conhecer e apreciar a bebida

Nesta terça-feira (13), é celebrado o Dia da Cachaça

Postado em: 13-09-2022 às 09h03
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia da Cachaça: Confira três festivais nacionais para conhecer e apreciar a bebida
Alambique Pedra Branca foi um dos expositores do famoso Festival da Cachaça em Paraty | Foto: Divulgação

Marvada, mé, veneno, branquinha, água que passarinho não bebe. Não importa qual nome é usado para se referir a ela: a cachaça é a bebida típica que está no coração da maioria dos brasileiros. Ela é tão apreciada que os festivais de cachaça, em homenagem à iguaria, são muito comuns ao redor do Brasil. 

Foi em 2009, durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte, que o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) decidiu instituir o dia 13 de setembro como Dia da Cachaça. A bebida é feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e surgiu ainda no período colonial, sendo considerada o primeiro destilado da América Latina. 

Hoje, é consumida nos quatro cantos do país, de norte a sul, passando pelo Nordeste, onde é possível realizar a Rota da Cachaça, com foco no turismo de experiência gastronômica. Confira a seguir três festivais que difundem a importância da cachaça no país e são uma ótima pedida para um roteiro etílico. 

Continua após a publicidade

Festival da Cachaça em Paraty 

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores acontece em Paraty, cidade carioca localizada a aproximadamente 240 km do Rio de Janeiro. Trata-se de um evento anual de reconhecimento nacional e internacional. O Festival da Cachaça em Paraty concentra os principais alambiques da região, com o intuito de valorizar a produção local, que teve início no século XVI, de acordo com registros históricos. 

Os visitantes podem degustar as diferentes cachaças enquanto aprendem mais sobre o processo de produção e aproveitam as outras atrações da programação cultural, como shows de diferentes artistas. Geralmente, a entrada no evento é gratuita. A previsão é que o próximo evento aconteça no segundo semestre de 2023.

Festival Mundial da Cachaça de Salinas

O Festival Mundial da Cachaça acontece na cidade de Salinas, em Minas Gerais, localizada a cerca de 620 km de Belo Horizonte, capital do estado. O objetivo do festival é alavancar o setor turístico no município, principalmente o ligado à gastronomia. O lar da famosa cachaça Salinas, vendida Brasil afora, só poderia proporcionar um dos maiores eventos ligados à bebida. 

A festa é responsável por difundir o melhor da cachaça mineira, reconhecida mundialmente. A última edição recebeu mais de 50 mil pessoas, entre turistas de negócios, distribuidores, importadores e consumidores da bebida. Além dos expositores da cachaça artesanal, o evento contou com cerca de 80 estantes e diversos shows musicais, como o de Amado Batista.

Expocachaça em Belo Horizonte

Outra representante da cachaça mineira é a famosa Expocachaça, que acontece na cidade de Belo Horizonte anualmente. O próximo evento já tem data marcada, vai de 6 até 9 de julho de 2023. Considerado como a vitrine mundial da cachaça, o evento comemora 25 anos de atividades em 2023. 

A última edição teve a participação de 20 estados produtores da bebida no Brasil. O evento é uma verdadeira festa: os visitantes podem circular pelos estandes, degustar bebidas, tomar shots e drinks feitos com a iguaria, se deliciar com petiscos e curtir diversas apresentações de música.

Veja Também