Artista goiano recebe reconhecimento internacional ao expor trabalhos na Itália

El Gatito iniciou sua carreira a partir da pandemia e já conta com mais de 128 obras vendidas.

Postado em: 22-09-2022 às 14h41
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Artista goiano recebe reconhecimento internacional ao expor trabalhos na Itália
El Gatito iniciou sua carreira a partir da pandemia e já conta com mais de 128 obras vendidas. | Foto: Reprodução

O artista goiano Felipe Machado, mais conhecido como El Gatito, acaba de ganhar reconhecimento internacional, ao fazer parte da exposição “Recordum a message to the next generation”, que aconteceu neste mês de setembro, paralelamente à Bienal, em Veneza, na Itália. A mostra contou com cerca de 40 artistas de todo o mundo, com diversos tipos de trabalhos artísticos.

El Gatito também já confirmou presença na Art Basel Miami, marcada para o mês de dezembro, nos Estados Unidos da América. Já para o ano de 2023, o artista promete inúmeras novidades, que serão divulgadas em breve.

Segundo El Gatito, sua trajetória artística teve início ainda durante a infância e as ilustrações sempre estiveram presentes em sua vida. Quando criança, desenhava em cadernos, livros de escola e até nas provas.

Continua após a publicidade

“Certa vez, eu e dois amigos transformamos um daqueles caderninhos de espiral em uma história em quadrinhos, registros como esse estão guardados comigo e olho para eles com muito carinho. Uma criança já revela a arte que carrega em si, e comigo não foi diferente, a forma gratuita com que cada ser humano apresenta sua vocação é algo que considero genuinamente impressionante”, destaca El Gatito.

O artista que se descobriu profissional durante a pandemia, perdeu vários entes queridos e uma sequência de fatos o levou a uma reflexão sobre as mudanças em sua carreira. “Meu quarto era cheio de desenhos que fazia, criações sem pretensão, sem fins comerciais ou corporativos. Fazia porque amava tirar um tempo ilustrando situações cotidianas e fatos da minha vida”, conta.

“Foi quando percebi, dentro do quarto, isolado e com covid, que minha vida podia sim seguir pelos caminhos daquilo que eu amava. Logo comecei a postar (tinha vergonha de mostrar minhas criações) e as pessoas começaram a curtir, compartilhar e gostar”, evidencia El Gatito, sobre o início da jornada.

Felipe Machado salienta que, dessa reflexão, deu vida a um personagem, um pseudônimo com nome de El Gatito, que se manifesta e descreve em formas e cores um mundo visualizado por si próprio.

“Ganhei um amigo, feito por mim, dentro de mim. El Gatito é uma forma de expressão, talvez seja uma forma um tanto idealista de querer ver um mundo que só existe sob a minha perspectiva, mas por quê não deixar que outras pessoas possam ver? Acho que a arte tem disso, de tornar possível enxergar o modo que o outro vê, do nosso modo. Dois anos depois dessa decisão, estou aqui, voltando de Veneza, onde realizei minha primeira exposição internacional, com o coração cheio de gratidão”, revela.

O artista ressalta, ainda, que não teve influência de ninguém, já que nenhum membro da família era artista. A mãe o presenteava com livros ilustrados, gibis e outras opções que compunham o amor pela arte, o restante ficou por conta de sua própria criatividade.

Inspirado na arte de Keith Haring, El Gatito já conta com 128 obras vendidas, entre telas, paredes, murais, estampas, ilustrações para marcas, entre outros. O artista realizou recentemente três cursos de especialização na Espanha, na Noruega e no Brasil, mas acredita que a maior contribuição para sua criatividade está em tudo que vivencia.

“Minha especialidade está em transferir várias situações cotidianas e históricas para uma tela, papel ou qualquer superfície que eu possa desenhar e pintar esse universo de aventuras lúdicas. Tecnicamente faço pintura com tinta acrílica, marcadores de textos, canetas, trinchas de parede à lápis e borracha. Utilizo técnicas mistas nos meus trabalhos, não perdendo o traço e estilo que carrego”, completa El Gatito.

Os trabalhos do artista podem ser adquiridos pelo número (22) 9.9807-7218 e mais detalhes sobre suas obras podem ser encontrados no instagram @elgatitoart.

Serviço:

El Gatito
Instagram
Site

Veja Também