Quinta-feira, 28 de março de 2024

No Dia Nacional do Sorvete, especialista explica como não exagerar nas calorias

Alimento perfeito para os dias de calor, o sorvete ganhou um dia inteiro para chamar de seu.

Postado em: 23-09-2022 às 08h37
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: No Dia Nacional do Sorvete, especialista explica como não exagerar nas calorias
A nutricionista indica o preparo de sorvete com frutas frescas e ingredientes simples e naturais | Foto: Divulgação

Alimento perfeito para os dias de calor, o sorvete ganhou um dia inteiro para chamar de seu. O Dia Nacional do Sorvete é comemorado em 23 de setembro, data que marca a chegada da primavera, estação que anuncia o início das temperaturas mais quentes do ano.

Mas, como comemorar essa data sem culpa? Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, afirma que mesmo o sorvete sendo um alimento hipercalórico, há maneiras de consumi-lo sem exagerar nas calorias.

Segundo a nutricionista, o ideal é buscar uma opção mais natural de sorvete. “Olhe sempre o rótulo e evite aqueles com muitos aditivos químicos em sua composição”, orienta. Renata indica o preparo de sorvetes em casa, com frutas e, de preferência, com uso de água em vez de leite, o que deixará o alimento mais leve.

Continua após a publicidade

Ela ainda alerta para algumas armadilhas calóricas ao consumir o produto, como os acompanhamentos: caldas, confeitos, castanhas, chocolates. Esses ingredientes são ricos em açúcares, o que aumenta o valor calórico do sorvete. Em todos os casos, a dica da nutricionista é o consumo moderado, com equilíbrio. 

A nutricionista indica o preparo de sorvete com frutas frescas e ingredientes simples e naturais. O sorvete é um alimento de alto valor nutritivo e fonte de energia e as frutas são ótimas opções para uma alimentação saudável, pois são ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças. Portanto, o sorvete de fruta fresca é um alimento saboroso e altamente nutritivo.

As frutas de cores amarelas e laranjas são ricas em vitaminas A e têm boa quantidade de vitamina C, como a manga, também rica em fibras e carotenóides, que ajudam a proteger a pele e a visão. Já as frutas cítricas, como abacaxi, limão, laranja, são excelentes fontes de vitamina C, fibras e potássio, protegem o organismo contra infecções e radicais livres. Frutas como coco também são excelente opção por fortalecer o sistema imunológico e repor a perda de minerais por conter zinco, potássio, selênio, cobre e magnésio e vitaminas A, C e E.

A nutricionista também faz recomendações para pessoas pertencentes a grupos especiais. Diabéticos devem consumir com muita moderação e, preferencialmente, versões sem adição de açúcar. Pessoas com intolerância à lactose devem preferir opções sem leite ou com preparados com leite sem lactose. 

Pessoas com dificuldades em digerir gorduras, como quem passou por retirada recente de vesícula, precisam ficar atentas à quantidade consumida, pois podem ter indigestão e mal-estar intestinal.

Origem do Sorvete

O sorvete surgiu há mais de 4 mil anos na China, a partir de uma mistura de leite, arroz e neve, formando uma sobremesa que se assemelha a um granizado contemporâneo.

Apenas no século XIII, através do explorador Marco Polo, que se aventurou por terras chinesas e lá aprendeu o processo de confecção do sorvete, é que esta iguaria chegou à Europa.

RECEITA 

Sorbet de abacaxi com manga 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de abacaxi maduro picado
  • ½ xícara de chá de coco ralado
  • 1 xícara de chá de manga picada
  • O mínimo possível de água (só o suficiente para bater)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

Legenda: Data marca a chegada da primavera, estação que anuncia o início das temperaturas mais quentes do ano

Veja Também