Veja quais são os esportes mais praticados no Brasil

Está mais do que comprovado que o futebol é a grande paixão nacional. Por esse motivo, não poderia ser outro esporte a ocupar o primeiro lugar da lista.

Postado em: 29-09-2022 às 16h36
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja quais são os esportes mais praticados no Brasil
Está mais do que comprovado que o futebol é a grande paixão nacional. Por esse motivo, não poderia ser outro esporte a ocupar o primeiro lugar da lista. | Foto: reprodução

Questões relacionadas ao bem-estar tem ganhado destaque nas pesquisas do Google. Desde o ínicio da pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a procurar novas formas de descontar o estresse, a preocupação e controlar a ansiedade. Buscas por yoga e mindfulness nunca foram tão frequentes, como neste período. A prática de esportes sempre foi uma grande aliada na manutenção da saúde e na redução do estresse. Devido à pandemia e ao período de quarentena, as pessoas acabaram recorrendo a atividades individuais, como ciclismo, atletismo e surfe, que ganharam muita popularidade e novos praticantes. Mesmo com esses novos interesses, alguns esportes nunca saem de moda e fazem parte da rotina de grande parte da população brasileira. Veja quais são os esportes mais praticados no Brasil.

Futebol

Está mais do que comprovado que o futebol é a grande paixão nacional. Por esse motivo, não poderia ser outro esporte a ocupar o primeiro lugar da lista dos esportes mais praticados pelos brasileiros. No Brasil, são 30,4 milhões de praticantes, profissionais ou não.

O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Após a chegada ao país, o futebol rapidamente se popularizou na sociedade. Inicialmente, a adesão aconteceu de maneira elitizada, pois era restrito à aristocracia da sociedade brasileira. No entanto, com o crescimento urbano do país, o esporte popularizou-se entre as camadas populares, com a organização dos clubes de futebol.

Continua após a publicidade

Passados mais de cem anos da chegada do futebol, o Brasil transformou-se em uma grande potência no esporte. A seleção brasileira masculina é detentora de 5 títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), e os clubes brasileiros são donos de 10 títulos mundiais (entre Intercontinental e Mundial de Clubes) e 18 títulos sul-americanos (levando em consideração a Copa Libertadores da América).

Vôlei

O vôlei é o segundo esporte mais querindinho pelos brasileiros, com 15,3 milhões de praticantes. No início, esse esporte era praticado especialmente de mulheres. Por ser pouco violento, os homens não davam muita atenção. Com o passar do tempo, ele foi sendo difundido também entre o sexo masculino e hoje, além da modalidade de quadra, existe também o vôlei de praia.

Tênis de mesa

Em terceiro lugar, o tênis de mesa conta com 12 milhões de praticantes no Brasil. Também conhecido como pingue-pongue, a prática tem origem inglesa e chegou ao Brasil em 1905. Em 1912, aconteceu o primeiro campeonato. São Paulo é o estado mais representativo dessa modalidade. Alguns nomes de peso da categoria são: Hugo Hoyama e Cláudio Kano, dois grandes recordistas de medalhas em Jogos Pan-Americanos.

Natação

São 11 milhões de praticantes da natação no Brasil. O esporte veio da Grécia e demorou a chegar no país. A primeira competição aconteceu em 1898, no Rio de Janeiro. As piscinas exclusivas para a natação só começaram a surgir em 1930 e estima-se que no país existam cerca de 1.300.000 delas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O esporte possui quatro estilos diferentes: livre, costas, peito e borboleta. Além disso, há o estilo medley, que une os outros quatro estilos em um só.

Futsal

O futsal, antes conhecido como futebol de salão, foi criado no Uruguai e rapidamente ganhou o coração dos brasileiros. São 10,7 milhões de praticantes pelo território. O futsal é um esporte muito popular tanto entre os homens quanto entre as mulheres e possui até uma Copa Mundial, que acontece desde 1989. Algumas coisas mudaram dentro do esporte com o tempo, como a bola, que, inicialmente, era mais leve e o número de jogadores em campo, que caiu de 7 para 5.

Leia também:

Veja Também