Nutricionista dá dicas saudáveis para incluir na rotina e prevenir o câncer de mama

Frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha e tomates, são os mais indicados para a prevenção da doença

Postado em: 06-10-2022 às 13h19
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Nutricionista dá dicas saudáveis para incluir na rotina e prevenir o câncer de mama
Frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha e tomates, são os mais indicados para a prevenção da doença | Foto: Reprodução

Alimentação saudável, controle do peso e prática regular de atividade física são grandes aliados na prevenção do câncer de mama. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de cinco hábitos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver a doença. 

Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que o peso da alimentação nesse contexto ganha cada vez mais relevância, e hábitos saudáveis são capazes de evitar 28% dos casos. Uma rotina de autocuidado e a realização de exames periódicos integram os alertas da campanha Outubro Rosa, movimento que visa a conscientização da população sobre a doença.

A nutricionista explica que consumir uma média de 500 gramas ou cinco porções ao dia, entre verduras, frutas e legumes, fornece ao corpo vitaminas, minerais, fitoquímicos e compostos antioxidantes que previnem o câncer de mama. “Esses compostos atuam na saúde celular e fazem a prevenção”.

Continua após a publicidade

As frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha, cereja, melancia, tomates, são os mais indicados, segundo Renata, para a prevenção da doença. “Cúrcuma, brócolis, gengibre, alho, cebola e grãos em geral, incluindo a soja, também devem ser consumidos com frequência”, orienta a especialista. Os alimentos fontes das gorduras boas, como azeite, abacate, castanhas e peixes devem fazer parte da dieta regular.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Inca estima que em 2022, ocorrerão 66.280 casos novos. “Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans ajuda a diminuir as chances de incidência da doença. Bebidas alcoólicas, sucos artificiais e refrigerantes devem ser consumidos raramente”, afirma.

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. 

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde. (Especial para O Hoje) 

5 hábitos que ajudam a diminuir a chance de câncer de mama (BOX)

  • Consumir pelo menos 2 porções de legumes e verduras e 2 a 3 porções de frutas todos os dias
  • Consumir alimentos ricos em antioxidante e fitoquímicos regularmente (cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, oleaginosas)
  • Manter controle de peso saudável
  • Fazer atividades físicas de forma regular
  • Ter uma rotina de autocuidado com a realização de consultas e exames periódicos

RECEITA 

Salada de folhas com melancia

Ingredientes:

1 xícara de melancia cortada em cubinhos

1 xícara de mini tomates partidos ao meio

½ xícara de coco seco em lascas

½ xícara de folhas de hortelã lavadas

½ maço de rúcula

Azeite e sal a gosto para temperar

Modo de preparo:

Acomode as folhas de rúcula previamente lavadas em uma saladeira. Por cima, acomode a melancia em cubos, o tomate, o coco em lascas e as folhas de hortelã. Finalize com uma pitada de sal e azeite e sirva em seguida.

Veja Também