Barras Nutritivas: fonte de energia com poucas calorias

Receita caseira é alternativa para quem objetiva emagrecer sem gastar muito

Postado em: 27-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Barras Nutritivas: fonte de energia com poucas calorias
Receita caseira é alternativa para quem objetiva emagrecer sem gastar muito

GABRIELLA STARNECK*


Para quem deseja fazer um lanche nutritivo e saudável, as barrinhas de cerais são ótimas opções – principalmente diante da correria do dia a dia. No entanto, muitas pessoas compram as barras industrializadas pensando que vão ingerir algo saudável, quando na verdade estão consumindo um alimento, muitas vezes, com grandes quantidade de conservantes, açúcar, corantes e gorduras. Por esse motivo, o Essência traz uma receita de Barras Nutritivas Caseiras, do livro Fru- Fruta – Pati Bianco, para oferecer ao leitor uma opção mais saudável. 

Continua após a publicidade

As barrinhas nutritivas do livro contém alguns ingredientes que trazem benefícios ao sistema fisiológico do ser humano. A castanha de caju, por exemplo, embora tenha uma quantidade maior de gordura, é uma boa fonte de ferro – nutriente fundamental para quem treina com bastante intensidade. Já as amêndoas são extremamente nutritivas, sendo ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2, fósforo, entre outros nutrientes importantes para a saúde.A linhaça também é uma opção para quem deseja consumir alimentos mais saudáveis, já que é uma ótima fonte de ômegas 3 e 6, além de ser um importante agente antioxidante e renovador celular.  


Livro Fru- Fruta – Pati Bianco 

Ingredientes 

Receita: rende 8 a 10 barrinhas

1/2 xícara de quinoa em grãos

1 xícara de castanha de caju crua

1/2 xícara de amêndoa crua

1/2 xícara de cranberries

1/4 de xícara de semente de girassol

1/4 de xícara de chocolate sem leite 

70% cacau

1 colher (sopa) de linhaça

uma pitada de sal

1/4 de xícara de melado de cana

1 de xícara de pasta de amendoim ou amêndoa

óleo de coco para untar


Modo de preparo

1 Coloque a quinoa em uma panela sem óleo, tampe e leve ao fogo baixo. Os grãos vão aquecer e estourar como pipoca. Chacoalhe a panela às vezes para não queimar. Quando pararem de estourar, desligue o fogo e reserve. Esse processo serve para deixar a quinoa mais crocante. 

2 Pique todos os ingredientes secos, exceto a linhaça, ou triture-os rapidamente, pulsando algumas vezes em um processador. Passe para uma tigela, junte a quinoa reservada, a linhaça e o sal e misture. Reserve. 

3 Em outra tigelinha, misture o melado e a pasta de amendoim até obter um creme espesso. Despeje esse creme sobre os ingredientes secos e mexa, até envolvêlos bem. 

4 Preaqueça o forno a 180 °C. 

5 Unte uma assadeira pequena com óleo de coco e espalhe a massa, alisando a superfície com uma espátula. Se preciso, utilize um pedaço de papel-manteiga para pressioná-la contra a assadeira e retirar o ar. 6 Asse por 15 minutos. Retire e espere esfriar; deixe na geladeira se quiser acelerar o processo. Corte com uma faca com serra e embrulhe em papel-manteiga ou filme de PVC. Mantenha as barrinhas na geladeira por até 5 dias.

 

Veja Também