Fortaleza: cores e sabores únicos dispensam apresentações

Capital cearense atrai turistas de todo o país com beleza encantadora e noites badaladas

Postado em: 30-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fortaleza: cores e sabores únicos dispensam apresentações
Capital cearense atrai turistas de todo o país com beleza encantadora e noites badaladas

GUSTAVO MOTTA*

Continua após a publicidade

Barracas ecléticas na Praia do Futuro ou formações rochosas que esculpem a beleza de ‘Jeri’ – as paisagens são variadas e únicas na capital cearense. No período de inverno (que coincide com as férias no meio do ano) o destino é mais procurado que o Rio de Janeiro e Gramado, com até 12% de preferência nas viagens, segundo o Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis). O destino tem muito a oferecer aos visitantes que desejam intenso contato com o sol e a natureza.

As temperaturas são elevadas no ano todo, sendo que a média anual é de 26 graus Celsius. A maior parte das chuvas acontece no verão, e a menor quantidade de precipitação ocorre ao longo do inverno – época favorita para curtir a cidade. O povo hospitaleiro torna a estadia ainda mais aconchegante na metrópole de 2,5 milhões de habitantes. Além da natureza, o povo cearense vive entre inúmeros bares, casas de shows, além da Feirinha do Artesanato, na Avenida Beira-Mar. O movimento é agitado e não para mesmo aos domingos e segundas-feiras.

Gastronomia

O Pargo é um peixe típico da região e, juntamente com a lagosta, ocupa um lugar de destaque na culinária local. A carne assada no sal grosso é uma especialidade surgida nas barracas da Praia do Futuro, e se tornou um hit gastronômico. Em alguns estabelecimentos, a lagosta costuma ser trocada pelo lagostim, de carne menos nobre – cuidado com isso! Apesar de ser menos considerado na cozinha regional, o quilo do crustáceo menor custa dez vezes menos do que a mesma quantidade de lagosta.

A popular ‘Peixada Cearense’ é muito nutritiva, e foi criada pelos jangadeiros para repor as energias após um dia de intenso trabalho no mar. Pedaços de cebola e cenoura, além de batatas, ovos e tomates vão numa panela de barro. Leite de coco natural e peixe são adicionados ao fim do cozimento para originar um prato muito original e típico da região. Os acompanhamentos mais comuns são pirão, farofa de banana e arroz. Essa delícia pode ser saboreada no Restaurante Colher de Pau, um dos mais badalados de Fortaleza.

Carne de sol é outro destaque da cozinha cearense, frita na manteiga de garrafa e acompanhada pelo tradicional Baião de Dois. Para quem deseja saborear frutos do mar e diversas opções de carnes, o Restaurante Coco Bambu Frutos do Mar é o local, sendo que o ‘Peixe Praiano’ é destaque da casa. A receita leva filé de dourado grelhado, castanha de caju, molho de manga, arroz de brócolis e purê de abóbora. A fama do restaurante se tornou tão grande que foram abertas filiais em diversas partes do Brasil e até em Miami (EUA). Apenas em Fortaleza, existem três restaurantes da franquia.

O Santa Grelha é especializado em cortes bovinos – são oferecidos 13, além de frutos do mar. Destaque para os acompanhamentos, como queijo derretido, cebola caramelada e diversas opções de batatas e molhos. Para quem deseja um ambiente mais romântico e intimista, com vista para o mar e à luz de velas, o Nostradamus é o local ideal. Os pratos, com base em frutos do mar, são de dar água na boca! Destaque para os camarões com uvas verdes.

O Espaço L’Ô é comandado pelo chef espanhol Agustin Herrero e serve pratos da gastronomia contemporânea. A procura pelo espaço é intensa e, por isso, é recomendada a antecipação de lugares por reserva. Ideal para jantares românticos, o ambiente é refinado e elegante, mas também descontraído. Elementos da gastronomia local se encontram com a cozinha paulistana, afrodisíacos e iguarias internacionais.

Noite

Não dá pra negar que a cidade é um ótimo lugar para se dançar agarradinho! Mesmo às segundas-feiras, as casas de festa da cidade não param! Destaque nesse dia da semana para o Pirata, casa de shows com bandas ao vivo, muito forró, MPB e paqueras. Já aos fins de semana, o Kukukaya é o local ideal para diversão ao som do forró pé de serra. Destaque para a caprichada decoração do despojado ambiente.

Quem curte algo diferente pode ir ao Mucuripe Club, que oferece apresentações de axé, pop rock e música eletrônica. Para o happy hour, o Picanha do Cowboy e o Buteco Praia são lugares disputados. Shows de humor são presença constante no dia-a-dia em Fortaleza, e atrações garantidas no Beira-MarGrill, no Lupus Bier, e na barraca Crocobeach, na Praia do Futuro, às quintas-feiras.

A diversidade de boates, casas de shows e restaurantes torna Fortaleza um dos pontos mais buscados por turistas, e esse pode ser o seu próximo destino nas férias de julho! Por isso, o Essência listou abaixo alguns dos melhores pontos para se visitar na capital cearense.

Jericoacoara

Uma das praias brasileiras mais lindas, ‘Jeri’, como é carinhosamente apelidada pelos visitantes, fica a 300 km da capital, com belíssimas dunas, lagoas cristalinas e formações rochosas. O local mantém uma vila de pescadores que confere simplicidade e charme à região. Ao longo de décadas, a localidade foi recebendo moradores portugueses, belgas, franceses e italianos, o que confere uma diversidade de sotaques nas redondezas.

Os costumes europeus influenciaram em muito a gastronomia local – e até os horários, sendo que muitos restaurantes internacionais e lojas ficam fechados no começo da tarde e outros só abrem as portas ao fim da noite. Contemplação e descanso são os atrativos principais da região cheia de belezas como a Duna do Pôr do Sol, ou a Praia da Malhada, à direita do vilarejo. Na maré baixa, você pode caminhar sob a Pedra Furada, uma formação rochosa esculpida pelo mar. Falando em mar, as ondas são atrativas para praticantes do windsurfe e kitesurfe, que lotam a paisagem com velas durante o segundo semestre.

Praia do Futuro

A faixa de areia mais frequentada da capital tem oito quilômetros de extensão, que abriga uma diversidade de mega-barracas com petiscos, drinques e cadeiras para os turistas – as mais conhecidas são os do Chico do Caranguejo, Crocobeach (com um dos petiscos favoritos que leva o nome do estabelecimento) e a Itapariká. Ao leste, a praia tem atrações para diferentes faixas etárias e oferece um belíssimo panorama de dunas em frente ao mar. Areias fofas e claras e ondas fortes são atrativos para a praia. A orla tem um imenso calçadão que serve de caminho para passeios, onde jovens se encontram para uma paquera ou namorico.

Nas noites de quinta-feira acontecem as caranguejadas, com uma diversidade de pratos locais que destacam o sabor do crustáceo, e espetáculos de forró e humor. As barracas têm movimentação tanto durante o dia quanto pela noite, sendo points da capital cearense. 

Mercado Central

O espaço vende todo tipo de produtos, desde itens culinários até roupas, artesanatos e peças que servem de lembrancinhas. São mais de 600 barracas espalhadas em um edifício de quatro andares – tamanha a diversidade de produtos. O local é divertido, movimentado, rico em aromas, sabores e cores, e por isso merece ser visitado por quem passa pela capital cearense. Os negócios são movidos pela comunicação, então é importante saber que a pechincha pode fazer muita diferença na hora de adquirir aquela lembrança especial.

O espaço fica no Centro da cidade, cerca de 11 Km da Praia do Futuro, e o mercado funciona desde 1809, entre reformas e demolições. Em 1975, o local foi reinaugurado e desde então tem recebido visitantes de todas as partes do País e do mundo. Produtos locais como a cachaça, licores, castanhas, e doce de caju, são alguns dos produtos mais procurados e comercializados no mercado. Shows de sanfoneiros e repentistas enriquecem a paisagem do centro.

Feirinha da Beira-Mar

Um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza, a Feirinha abriga centenas de barracas que vendem diversos produtos artesanais, lembrancinhas e comidas típicas da região. O espaço fica na Praia do Meireles, na Avenida Beira-Mar, e funciona todos os dias, a partir das 17h. A localização é ideal para turistas, em frente à região hoteleira, e oferece uma variedade enorme de produtos: castanhas, doces, rapaduras e cachaças.

Artigos de decoração em madeira, palha, couros, mandalas, fibras e conchas, além de redes e calçados são produtos que podem ser encontrados na Feirinha. Acessórios de moda infantil, masculina e feminina também atraem a atenção de compradores – e vale sempre a pena pechinchar para conseguir o melhor preço!

Beach Park

O famoso parque aquático é considerado um dos melhores do mundo, e por isso muita gente vai à capital cearense no intuito de conhecer as suas atrações. Localizado à beira da Praia de Porto das Dunas, o parque tem atrações para toda a família, como piscinas, corredeiras e um toboágua com 41 metros de altura. Hotéis, bares e restaurantes complementam a estrutura para receber visitantes. O parque temático atrai crianças do país inteiro para curtir as férias com muito sol, água e diversão.

Com cerca de 18 atrações, o espaço recebe 1,7 milhão de visitantes por ano. Além do toboágua gigante, intitulado Insano, outros brinquedos radicais são passagem obrigatória. O Arrepius consiste em uma torre de 25 metros da qual saem diversos tobogãs; o Atlantis é uma grande rampa na qual se desce em bolas; o Maremoto é a maior piscina de ondas da América Latina; e o Tchibum que proporciona uma descida suave por 25 metros de comprimento.

Centro histórico

Praias e espaços para comércio de artesanato são, sem dúvidas, pontos que atraem os turistas na capital do Ceará, mas o interesse pelos edifícios históricos também tem se intensificado nos últimos anos. A principal atração turística no Centro da cidade é o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910, com arquitetura art-nouveau, uma moda europeia da época. Com três andares, o edifício abriga 800 lugares.

A Praça do Ferreira é um dos pontos de movimento mais intenso na cidade e, por isso, é ideal para se conhecer pessoas e entender como pulsa o coração da movimentada metrópole nordestina. A praça abriga um relógio central, construções antigas ao redor, e o Cine São Luís – uma casa tradicional para exibição de filmes. Barraquinhas de artesanato ocupam a antiga Cadeia Pública, e a Catedral Metropolitana de Fortaleza mantém a imponência de uma construção gótica no centro de uma capital brasileira.

Arte de rua, grafite, cinema e um espaço de bares que lembra muito a boêmia Lapa carioca – tudo isso fica no mesmo espaço, o Centro Dragão do Mar. O movimento começa a esquentar depois das 18h, quando muita energia enche o local de gente bonita, alegre e descontraída. Cerveja gelada e um petisco de frutos do mar são a pedida da casa!

História

A ocupação portuguesa teve início em 1603, mas a localidade foi ocupada por holandeses que ergueram a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Após a expulsão dos holandeses pelos portugueses, é fundada uma aldeia em 1699 que originaria a capital cearense. Em 1823, Fortaleza passa à condição de cidade, com o nome ‘Fortaleza de Nova Bragança’. No ano seguinte, a região foi palco da Confederação do Equador, movimento separatista republicano, que foi massacrado pelo Império. Entre 1840 e 1880, a cidade passa por melhoras em seu urbanismo, como a criação do Liceu do Ceará (1845), Santa Casa de Misericórdia (1861) e a Biblioteca Pública (1867). A construção de uma ferrovia para escoar produtos do interior fortalece o comércio na cidade e intensifica a relevância econômica de Fortaleza.

A libertação dos escravos no Ceará aconteceu em 25 de março de 1884, antes mesmo de a Lei Áurea alforriar todos os cativos no Brasil. Movimentos abolicionistas, republicanos e intelectuais ganham destaque nessa época – em 1887 é fundado o Instituto do Ceará, e a Academia Cearense de Letras surge em 1894. Na virada do século, Fortaleza já era a sétima maior cidade do país.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

Veja Também