Receita especializada e saborosa

De acordo com pesquisa do Euromonitor o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%

Postado em: 24-11-2022 às 12h46
Por: Elysia Cardoso Ferreira
De acordo com pesquisa do Euromonitor o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%. | Foto: Reprodução

A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ela ocorre em pessoas com tendência genética a essa condição. Estima-se que ao menos 1% da população conviva com a doença, um total de 78 milhões de pessoas diagnosticadas.

Pensando em quem necessita de um cuidado específico com a alimentação e está em busca de criatividade para produzir receitas simplificadas, seja para o dia a dia ou para um lanche rápido, a Chef de Cozinha Paula Salles tornou-se parceira da Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva.. 

“Promover o diálogo entre ingredientes é o que todo Chef busca quando está no processo de criação de uma receita. Isso pode ser facilitado quando encontramos um repertório de produtos que seguem a nossa linha de pensamento.” Conta a Chef Paula, que ainda reitera. “Além de uma curadoria e uma diversidade de produtos voltados para a saúde, que proporcionam asas para brincar com a criatividade, encontrei o cenário certeiro para a narrativa que queria construir. À partir desse olhar e dessa diversidade que comecei a criar minhas receitas.” Explica.

Continua após a publicidade

A Chef Paula Salles formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac. Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos. 

Essa parceria somou forças para a criação de receitas especializadas nas mais diversas restrições alimentares, uma delas, a intolerância ao glúten. “Ser uma receita o mais natural possível e de maneira democrática foi minha maior intenção. Sem glúten, sem lactose e vegetariana, pois leva ovo, criei as empanadas com recheio de tomate e nozes. O ovo entra na receita para dar liga e estrutura à massa, já a goma xantana é um ingrediente fundamental, que substitui o glúten, responsável por trazer elasticidade à massa.”

De acordo com pesquisa do Euromonitor, empresa especializada em inteligência de mercado, de 2012 a 2020, o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%, e a estimativa é que, até 2024, haja um crescimento de 35% a 40%. No Brasil, especificamente, além dos dois milhões de pessoas afetadas pela doença celíaca (segundo dados do Conselho Nacional de Saúde), a dieta glúten free tem cada vez mais adeptos, movimentando em média R$110 milhões, já que ao menos 55% dos consumidores celíacos gastam 30% do seu orçamento com produtos próprios para consumo.

O processo de criação da Chef, traz uma empanada, que destaca o sabor e a delicadeza de cada ingrediente. “Eu pensei que precisaria ser uma receita ‘lanchável’, para promover o encontro das pessoas na primavera e que pudesse ser levada para qualquer lugar e em qualquer lancheira. Pensei no tomate, por ser um item de época, que a Bio Mundo possui ótimas opções de molhos, e também mostrar possibilidades de uma alimentação saudável em uma receita simples e acessível.” Diz Paula.

“As empanadas, uma vez prontas, podem ser aquecidas no forno ou na air fryer, sem problema algum, preservando o sabor e a qualidade. Uma forma facilitadora para o dia a dia”, finaliza a Chef.

RECEITA

Empanadas sem glúten com recheio de tomate e nozes 

Recheio 

3 tomates médios com pele e sementes cortados em pedaços grandes

3 dentes de alho picadinhos 

80g nozes picadas 

250g de molho de tomates 

80g de biomassa de banana verde 

Manjericão à gosto 

1 colher de sopa de ghee 

Sal e pimenta do reino à gosto 

1 colher de chá de açúcar 

Massa

1 colher de sopa de óleo de coco 

1 ovo

150g de farinha sem glúten (usei a de mandioca) 

40g de amido de milho 

1 colher de chá de cebola em pó 

1 colher de chá de goma xantana 

1 pitada de sal 

1 colher de sopa de fermento químico 

Modo de preparo  

Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse brevemente até desgrudar ao toque. Envolva em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira. Depois disso, abra a massa em espessura de em torno de 2mm, corte círculos com cortador de massa.

Para o recheio, refogue o alho num fio de azeite, acrescente os tomates e refogue em fogo baixo por 5 minutos. Acrescente o açúcar, em seguida o molho de tomate, a ghee, a biomassa de banana, as nozes e misture bem até incorporar. Deixe reduzir até que a textura fique cremosa, desgrudando do fundo da panela. 

Deixe esfriar e recheie as empanadas. Feche a massa passando um pouquinho de água na borda e dobrando em direção ao centro, pincele uma gema com um pouco de água e leve ao forno médio (180 graus) por 25 minutos, até que fiquem crocantes e douradas. Para conseguir que elas fiquem tostadinhas, ligue o Grill do forno para tostar levemente a superfície. Sirva quentinho.

Veja Também