Água é tema do ‘Caminhos da Reportagem’ desta quinta (22)

Com reportagens gravadas em Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, o programa da TV Brasil apresenta iniciativas de sucesso para melhorar o uso da água e reduzir o desperdício

Postado em: 22-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Água é tema do ‘Caminhos da Reportagem’ desta quinta (22)
Com reportagens gravadas em Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, o programa da TV Brasil apresenta iniciativas de sucesso para melhorar o uso da água e reduzir o desperdício

A menos de um mês do Fórum Mundial da Água, que esse ano será realizado no Brasil, o programa  Caminhos da Reportagem dessa quinta (22), em novo horário, às 21h45, faz uma viagem pelo país mostrando avanços e desafios para preservar o chamado ‘Ouro Azul’, essencial para a vida do planeta.

Com reportagens gravadas em Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, o programa da TV Brasil apresenta iniciativas de sucesso para melhorar o uso da água e reduzir o desperdício. A produção também aponta problemas, como incêndios e poluição dos rios, que vem pondo em risco os recursos hídricos. A atração jornalística discute ainda um tema que já divide opiniões: a cobrança pelo uso da água.

Continua após a publicidade

No Tocantins, uma das maiores várzeas contínuas do mundo com cultivo irrigado do arroz, a repórter Aline Beckstein ouviu produtores do agronegócio. Eles sofrem com a seca e estão partindo para uma alternativa inédita no país: o monitoramento da água usada na lavoura que busca garantir a produção com uso equilibrado do recurso.

A equipe da emissora pública conhece o belo cenário do Norte do país onde ambientalistas e indígenas mostram os efeitos negativos de barragens, incêndios e poluição dos rios quando ocorre o manejo inadequado da água.

Se a irrigação é a atividade que mais utiliza água na agricultura, as fábricas de automóveis são as que mais consomem água na indústria. Algumas já estão substituindo o recurso que vem dos reservatórios da cidade pela água de reúso. Sistema ainda caro, que não está ao alcance de todos os empresários, mas que o Caminhos da Reportagem mostra como funciona na fábrica da Ford em São Paulo.

O programa aborda também as tubulações antigas, responsáveis pelo desperdício de água no meio urbano e discute um assunto que divide opiniões: a cobrança pelo uso do bem público que já está sendo considerado “o ouro azul” em todos os setores produtivos e pelo próprio usuário doméstico.

SERVIÇO

‘Caminhos da Reportagem’ – ‘O Ouro Azul’ – quinta-feira (22), às 21h45, na TV Brasil 

Veja Também