Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Onde a areia branca se encontra com águas cristalinas

A 155km do Rio de Janeiro, Cabo Frio atrai turistas com belezas naturais e boa infraestrutura

Postado em: 26-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Onde a areia branca   se encontra com águas cristalinas
A 155km do Rio de Janeiro, Cabo Frio atrai turistas com belezas naturais e boa infraestrutura

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

Cabo Frio é um município brasileiro da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. A cidade se consolidou como um influente polo turístico, e é uma importante rota para turistas da região ao redor, do Brasil e até mesmo do mundo. Cabo Frio ganha destaque por ser a cidade da Região dos Lagos com a maior economia e, por isso, exerce determinada influência no cenário estadual. 

Com um clima agradável durante todos os períodos do ano, o município é uma boa opção de lazer em qualquer estação, e atrai turistas diversos – desde os que desejam estar em um lugar tranquilo para descansar aos que optam por curtir a vida noturna. As praias e a gastronomia são os destaques da região, mas os turistas ainda podem aproveitar o comércio local, como as mais de 70 lojas que oferecem roupas de banho e acessórios produzidos na cidade.

História

Cabo Frio foi fundado no dia 13 de novembro de 1615. A região, que possui cerca 400 693km² de extensão, foi muito visada no período colonial por causa do tráfico de Pau Brasil na região. O então governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelau, associou-se secretamente aos ingleses para traficar pau-brasil em Cabo Frio. Neste mesmo ano, o governador foi obrigado a combater navios holandeses que aportavam na região. Posteriormente, seria construída uma fortaleza-feitoria na ilha, utilizada anteriormente pelos portugueses e franceses, junto ao porto da barra de Araruama. 

Finalmente, Constantino Menelau recebeu ordens do Rei Filipe III, da Espanha para, mais uma vez, retornar à região e estabelecer uma povoação. Em 13 de novembro de 1615, levantou a Fortaleza de Santo Inácio e fundou a Cidade de Santa Helena do Cabo Frio, a sétima mais antiga do Brasil. Aos poucos, as pessoas que começaram a habitar a cidade passaram a se dedicar à pesca e às salinas naturais; já os latifundiários investiram na agricultura. 

As condições climáticas excepcionais, o patrimônio natural e as transformações de ordem sócio-cultural estimularam o lazer semanal e o turismo em meados da década de 1940. No começo, foi ponto de atração de ricos aventureiros da cidade do Rio de Janeiro. Depois, Cabo Frio passou a se constituir em local de atração turística para cariocas e mineiros, de instalações de residências secundárias, de clubes náuticos, de diversões noturnas, de hotéis, restaurantes, serviços comerciais e de abastecimento. A inauguração da Ponte Rio-Niterói, em 1973, deu lugar à fase atual de turismo de massa.

Praias

Cabo Frio ganha destaque pela beleza natural e pelo agradável clima. A temperatura média da cidade varia entre 21 e 25 graus em todos os meses do ano – o que se torna um atrativo para os turistas. As águas transparentes e as areais clarinhas são as marcas registradas de Cabo Frio, como as praias  Peró, das Conchas, das Dunas, Brava, do Foguete e do Forte (praia mais cotada pelos turistas). 

A praia do Forte é bem extensa – 7,5 km –, mas mesmo assim fica lotada durante a alta temporada. O local é o cartão-postal da cidade em função das águas transparentes (e geladas), da areia clarinha e do forte São Mateus no canto esquerdo. A praia foi considerada por velejadores internacionais a maior raia do mundo para a prática do esporte.

Já a praia do Peró é bastante procurada pelos surfistas, e a temperatura da água no local é mais amena. A parte urbanizada é tomada por casas de veraneio e barracas enquanto o canto esquerdo abriga dunas de areia branca e fina. As praias do Foguete e das Dunas também são boas opções para quem gosta de surfar, assim como a praia Brava. E Cabo Frio também atrai os adeptos do iatismo – os ventos são fortíssimos por lá – e do mergulho, que encontram rica vida marinha nas ilhas Comprida e do Papagaio. 

Para quem curte um local mais tranquilo, uma boa opção é a praia das Conchas – mais frequentada por famílias e adeptos dos esportes náuticos. A pequena praia de águas calmas é ponto de encontro também dos pescadores de arremesso. Tem quiosques e, na alta estação, aluguel de caiaques e cavalos. Fica a 7km do Centro, e é separada da praia do Peró por um morro.

O que fazer?

Os melhores programas de Cabo Frio são feitos durante o dia, sob a luz do sol, como surfar, passear de barco e dar um bom mergulho nas águas cristalinas do local. Outra opção é aproveitar o fim de tarde para passear pela orla da praia do Forte e curtir seus atrativos como a Praça das Águas e a pista gigante de skate. Outra boa pedida é fazer compras na Rua dos Biquínis.

Mas a cidade também oferece opções para quem curte a vida noturna, como jantar nos muitos restaurantes do Boulevard Canal. O local é um calçadão às margens do Canal do Itajuru e é o point da noite de Cabo Frio – com diversos bares, restaurantes e com música ao vivo. Para fugir do burburinho, uma dica é o bucólico bairro da Passagem, com barzinhos com música ao vivo e petiscos. A Passagem fica no encontro do fim da Avenida Assunção (uma das principais da cidade) com o início da Avenida do Contorno (que vai dar na Praia do Forte). 

Atrativos culturais

Apesar de ser destaque por suas belas praias, Cabo Frio também atrai turistas adeptos aos patrimônios culturais, como o Forte de São Mateus. Além da importância histórica, a construção descortina uma das mais bonitas vistas da região. O espaço ainda preserva os canhões que protegiam os portugueses das invasões de espanhóis e holandeses. A antiga casa dos guardas foi transformada em espaço cultural, expondo obras de artistas locais.

Outro espaço que tem importância cultural é o Convento Nossa Senhora dos Anjos, um dos mais expressivos exemplares da arquitetura colonial em Cabo Frio. Os destaques ficam por conta das pinturas no teto da capela-mor, dos painéis dos altares laterais e do piso de lajotas de barro. O espaço abriga também o Museu de Arte Sacra, com imagens barrocas dos séculos 16 e 17 em terracota e madeira. Há visitas guiadas. A Casa-Ateliê Carlos Scliar também ganha destaque por funcionar como um instituto cultural. No local, estão expostas fotos e pinturas do artista e também de seus amigos – entre eles, Di Cavalcanti, Pancetti, Anna Letycia e Glauco Rodrigues. 

Outra forte referência da cidade, o surf, ganhou um espaço voltado especialmente para o esporte. Berço de surfistas, como o campeão brasileiro Victor Ribas, Cabo Frio conta com o Museu Internacional do Surf. No acervo, estão mais de 160 pranchas, equipamentos e peças raras do surf. Há raridades, como um modelo de 1920, e outro de 1967, produzido na primeira fábrica brasileira de pranchas. O museu fica na Praça da Cidadania.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também