Indústria cinematográfica ‘rouba’ a cena a menos de uma semana do Oscar 2018

Especulações em torno das indicações ganham força com a proximidade do evento

Postado em: 27-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Indústria cinematográfica ‘rouba’ a cena a menos de uma semana do Oscar 2018
Especulações em torno das indicações ganham força com a proximidade do evento

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A menos de uma semana de um dos mais prestigiados prêmios do cinema mundial, o Oscar 2018, as especulações em torno dos possíveis vencedores das 24 categorias crescem. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 4 de março (próximo domingo), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia. O comediante Jimmy Kimmel será o apresentador da cerimônia pelo segundo ano consecutivo. 

O filme mais cotado para ser premiado é A Forma da Água, de Guillermo del Toro, que recebeu indicação em 13 categorias. Na sequência Dunkirk, com oito indicações; Três Anúncios Para um Crime, com sete, e O Destino de uma Nação e Trama Fantasma, cada um com seis indicações. Lady Bird teve cinco, com destaque para a indicação de Greta Gerwig –  a única mulher na categoria Melhor Diretor. 

Apesar da importância de um filme ser indicado e premiado no Oscar, o professor Lisandro Nogueira (UFG) destaca que nem sempre o filme eleito realmente é o de maior qualidade. “A questão da divulgação muitas vezes é mais determinante do que qualidade estética – que se torna secundária”, afirma Lisandro. O professor destaca que 40% do custo de um filme está voltado para o marketing e para publicidade. 

Oscar

Oficialmente chamado de Prêmios da Academia, em inglês, The Academy Awards ou The Oscar, o evento foi criado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas –  fundada em Los Angeles, Califórnia, no dia 11 de maio de 1927. Anualmente, a Academia premia categorias em reconhecimento a excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Atriz e Melhor Ator e Atriz coadjuvante.

A cerimônia do Oscar é uma das mais esperadas pela mídia mundial, inclusive o evento inspirou outras programações – como o Grammy, o Emmy e o Tony. Embora a entrega de prêmios ocorra desde 1929, a primeira cerimônia televisionada foi somente em 1953 nos Estados Unidos e no Canadá. Já em 1966, ocorreu a primeira exibição em cores, e, desde 1969, o evento é exibido em âmbito internacional. Estima-se que a transmissão do Oscar ocorra para cerca de 200 países. 

O Oscar é uma pequena estatueta de 35cm de altura, pesando cerca de 4kg, feita de estanho folheado a ouro de 14 quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente ao peito. Seu valor real é cerca de 500 dólares, mas seu valor simbólico é imensurável pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado, além do faturamento que pode dar a um filme.

Críticas

Apesar de ser um evento muitos respeitado no mundo cinematográfico, o Oscar também recebe uma série de críticas, a começar pelas acusações de mercantilismo – já que estúdios gastam milhões de dólares para promover os filmes durante o que normalmente é chamado e ‘temporada do Oscar’. Isso gera uma série de críticas e especulações que os prêmios seriam influenciados muito mais pela publicidade, do que realmente pela qualidade do material cinematográfico. “Existem outros festivais, como o de Veneza e Berlim, que aferem muito mais a qualidade dos filmes”, destaca Lisandro.

Outro aspecto levantado por especialistas da área são acusações de parcialidade. As principais críticas para o Oscar de Melhor Filme, por exemplo, é que entre os vencedores e nomeados há sempre uma preferência por temáticas específicas. “O Oscar acompanha o espírito do tempo! Os filmes que estão em mais evidência geralmente retratam situações cotidianas. Neste ano, vários filmes que falam sobre intolerância e que tratam de questões atuais foram indicados. O Oscar dialoga com o que ocorre no mundo, mas não é um evento que revela novos talentos e cineastas atuais, embora neste ano o evento tenha indicado filmes muito bons”, destaca Lisandro. 

A falta de diversidade também é uma questão levantada. De acordo com dados, desde 1929 até o ano 2000 95% das indicações nas categorias de atuação foram para atores brancos e apenas 5% para de outros grupos étnicos como negros, latinos e asiáticos. Além disso, 94% dos membros da Academia são brancos. 

Especulações 

O filme mais cotado para levar a estatueta do Oscar é A Forma da Água, com 13 indicações. O enredo, situado na década de 1960, em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, retrata a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, que se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer). 

Outro filme estimado é Dunkirk, com oito indicações. Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.

Três Anúncios para um Crime, com sete indicações também está sendo muito visado na premiação, inclusive esse filme é a aposta do professor Lisandro Nogueira. Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes (Frances McDormand) decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação.

O Destino de uma Nação e Trama Fantasma aparecem em seguida, com seis cada. Lady Bird e Blade Runner conquistaram cinco nomeações cada, enquanto Me Chame pelo Seu Nome, com produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, e Star Wars: Os Últimos Jedi e Corra! foram indicados quatro vezes cada. Além dos filmes mais cotados, outro brasileiro citado nas indicações do Oscar é Carlos Saldanha pela animação O Touro Ferdinando.

Lady Bird também ganhou destaque, principalmente por causa da indicação de Greta Gerwig  para Melhor Diretor, já que ela é a única mulher concorrendo nessa  categoria. Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Indicações AO OSCAR 2018 

Melhor Filme

Me Chame pelo Seu Nome

O Destino de Uma Nação

Dunkirk

Corra!

Lady Bird: É Hora de Voar

Trama Fantasma

The Post: A Guerra Secreta

A Forma da Água

Três Anúncios para Um Crime

Direção

Christopher Nolan, Dunkirk

Greta Gerwig, Lady Bird: É Hora de Voar

Guillermo del Toro, A Forma da Água

Paul Thomas Anderson, Trama Fantasma

Jordan Peele, Corra!

Melhor Ator

Daniel Day-Lewis, Trama Fantasma

Daniel Kaluuya, Corra!

Gary Oldman, O Destino de Uma Nação

Denzel Washington, Roman J. Israel, Esq.

Timothée Chalamet, Me Chame pelo Seu Nome

Melhor Atriz

Frances McDormand, Três Anúncios para Um Crime

Margot Robbie, Eu, Tonya

Meryl Streep, The Post: A Guerra Secreta

Sally Hawkins, A Forma da Água

Saoirse Ronan, Lady Bird: É Hora de Voar

Ator Coadjuvante

Christopher Plummer, Todo o Dinheiro do Mundo

Willem Dafoe, Projeto Flórida

Richard Jenkins, A Forma da Água

Woody Harrelson,  Três Anúncios para Um Crime

Sam Rockwell, Três Anúncios para Um Crime

Atriz Coadjuvante

Mary J. Blige, Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi

Octavia Spencer, A Forma da Água

Allison Janney, Eu, Tonya

Laurie Metcalf, Lady Bird: É Hora de Voar

Lesley Manville, Trama Fantasma

Animação

O Poderoso Chefinho

The Breadwinner

Viva – A Vida É uma Festa

O Touro Ferdinando

Com Amor, Van Gogh

Filme em Língua Estrangeira

Uma Mulher Fantástica (Chile)

O Insulto (Líbano)

Desamor (Russia)

Corpo e Alma (Hungria)

The Square: A Arte da Discórdia (Suécia)

Roteiro Original

Doentes de Amor

Corra!

Lady Bird: É Hora de Voar

Três Anúncios para Um Crime

A Forma da Água

Roteiro Adaptado

Me Chame pelo Seu Nome

O Artista do Desastre

Logan

A Grande Jogada

Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi

Canção Original

Mighty River, Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi

Mystery of Love, de Me Chame pelo Seu Nome

Remember Me, de Viva – A Vida É uma Festa

This Is Me, de O Rei do Show

Stand Up for Something, de Marshall

Documentário

Abacus: Small Enough to Jail

Faces Places

Ícaro

Last Men in Aleppo

Strong Island

Documentário em Curta-metragem

Edith+Eddie

Heaven Is a Traffic Jam on the 405

Heroin(e)

Knife Skills

Traffic Stop

Maquiagem e Cabelo

O Destino de Uma Nação

Extraordinário

Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

Edição

Em Ritmo de Fuga

Dunkirk

Eu, Tonya

A Forma da Água

Três Anúncios para Um Crime

Efeitos Visuais

Blade Runner 2049

Guardiões da Galáxia Vol. 2

Kong: A Ilha da Caveira

Star Wars: Os Últimos Jedi

Planeta dos Macacos: A Guerra

Trilha Sonora Original

Três Anúncios para Um Crime

Dunkirk

Trama Fantasma

A Forma da Água

Star Wars: Os Últimos Jedi

Curta-metragem

DeKalb Elementary

The Eleven O’Clock

My Nephew Emmett

The Silent Child

Watu Wote/All of Us

Curta de Animação

Dear Basketball

Garden Party

Lou

Negative Space

Revolting Rhymes

Mixagem de Som

Em Ritmo de Fuga

Blade Runner 2049

Dunkirk

A Forma da Água

Star Wars: Os Últimos Jedi

Edição de Som

Em Ritmo de Fuga

Blade Runner 2049

Dunkirk

A Forma da Água

Star Wars: Os Últimos Jedi

Figurino

A Bela e a Fera

O Destino de Uma Nação

Trama Fantasma

A Forma da Água

Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

Fotografia

Blade Runner 2049

O Destino de Uma Nação

Dunkirk

Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi

A Forma da Água

Direção de Arte

A Bela e a Fera

Blade Runner 2049

O Destino de Uma Nação

Dunkirk

A Forma da ÁguaBlade Runner 20 49

O Destino de Uma Nação

Dunkirk

Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi

A Forma da Água

Direção de Arte

A Bela e a Fera

Blade Runner 2049

O Destino de Uma Nação

Dunkirk

A Forma da Água 

Veja Também