‘Territórios’ e ‘Estação Plural’ são atrações desta quarta-feira na TV Brasil

Cinco mulheres, cinco vivências, cinco olhares. O direito à cidade, os conflitos urbanos e a discriminação, pelo olhar de mulheres periféricas de Manaus

Postado em: 07-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Territórios’ e ‘Estação Plural’ são atrações desta quarta-feira na TV Brasil
Cinco mulheres, cinco vivências, cinco olhares. O direito à cidade, os conflitos urbanos e a discriminação, pelo olhar de mulheres periféricas de Manaus

A atriz amazonense Maria Moraes, de 19 anos, relata suas experiências como profissional e ativista travesti no documentário Maria, dirigido por ElenLinth como parte da série Territórios, Moraes aborda temas relacionados ao corpo das travestis, o diálogo da cidade com esse corpo, a discriminação e aceitação.

Territórios – Maria foi premiado no V Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, em Pernambuco, categorias Melhor Filme Para Reflexão e a de Melhor Curta-metragem Dirigido por Mulher. Também venceu o prêmio do júri popular na Mostra do Cinema Amazonense.

Continua após a publicidade

Cinco mulheres, cinco vivências, cinco olhares. O direito à cidade, os conflitos urbanos e a discriminação, pelo olhar de mulheres periféricas de Manaus. Composta por cinco episódios de 26 minutos, a série Territórios traz à luz as práticas da sociedade que banalizam desigualdades e injustiças, como o racismo, a homofobia, a ginecofobia e outros tipos de preconceito. A série é um dos projetos contemplados pelo edital PRODAV 8 – TVs Públicas da Região Norte.

Também nesta noite (7), a jornalista Chris Flores é convidada do programa Estação Plural para uma conversa sobre casamentos. Apresentadora de um reality show que tem festas de casamento como tema, a jornalista Chris Flores bate um papo sobre matrimônio com os apresentadores Fernando Oliveira, Ellen Oléria e Mel Gonçalves.

Além de relatar suas experiências junto aos casais participantes de seu programa, a jornalista aborda questões como a casamento entre pessoas de mesmo sexo.

“O medo permeia a sociedade. A gente já sofreu demais e, vocês, muito mais. Porque vocês tiveram que sofrer calados durante muito tempo”, observa Chris Flores a respeito do preconceito que ainda perdura com relação ao tema.

“O casamento é, além da questão da festa, uma profissão pública do amor que eu tenho pelo meu bem”, relata Ellen Oléria, que acrescenta: “Imagina como é raro eu receber uma declaração dessas de volta!”

É o casamento uma instituição opressora, principalmente para mulheres, como hoje defendem alguns? Esta e outras questões estão no Estação Plural desta quarta-feira. 

Veja Também