Atrações nacionais e internacionais fazem concertos, nesta quint

Thereza Bougard (EUA), Eliane Tokeshi (SP) e Ricardo Kubala (SP) estão na Mostra de Música Erudita

Postado em: 22-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atrações nacionais e internacionais  fazem concertos, nesta quint
Thereza Bougard (EUA), Eliane Tokeshi (SP) e Ricardo Kubala (SP) estão na Mostra de Música Erudita

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A pianista americana Thereza Bougard, a violinista Eliane Tokeshi (SP) e o violista Ricardo Kubala (SP) são as grandes atrações, nesta quinta-feira (22) e sexta (23), dos concertos da 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás. Os músicos, de renome internacional, se apresentam ao lado de artistas locais no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária. 

O primeiro concerto, na quinta (22), terá em seu repertório obras de Nicolai Kapustin, Henrique Oswald e Heitor Villa-Lobos. Já o concerto do dia seguinte terá no repertório obras de Antonín Dvořák e Wolfgang Amadeus Mozart. Segundo o coordenador da Mostra de Música Erudita, Marcos Botelho, o objetivo do evento é promover um intercâmbio entre os músicos locais e profissionais de outros estados e até mesmo países. 

Evento

Segundo Marcos, a proposta inicial da Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás era divulgar as produções musicais de profissionais residentes no Estado de Goiás. “Os músicos eruditos tocavam mais fora do Estado do que aqui”, afirma o coordenador do evento. Contudo, com o passar das edições, o objetivo foi sendo ampliado, assim como Marcos explica: “A proposta vai crescendo. Começou bem tímida, com o intuito de divulgar os musicistas de Goiás. Já na segunda edição, ampliamos e começamos a trabalhar com a formação de plateia e também com atividades voltadas para jovens, como aulas e concertos. Neste ano, a palavra de ordem é intercâmbio entre nós, músicos daqui, e profissionais de outros estados e do exterior”.

A Mostra de Música Erudita já está em sua terceira edição, sendo que a primeira ocorreu no ano de 2015 e, a segunda, em 2016. Contudo, por causa de alguns problemas, o evento teve uma pausa e não ocorreu em 2017, mas Marcos afirma que o objetivo é que a Mostra ocorra anualmente. Em relação à relevância das atividade para Goiás, o coordenador destaca: “Eu acho que produzir música e arte, em qualquer cidade, é importante, e a qualidade musical do nosso Estado é alta. Então a relevância é mostrar essa música erudita – principalmente de câmara –, incentivar a formação de plateia e capacitar e estimular alunos de música”. A Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, desde sua primeira edição, e apresentado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e pelo Governo de Goiás. 

Atrações 

Theresa Bogard é uma performer ativa que combina interesses variados na prática de performance histórica, música contemporânea, música de câmara e música de compositores. A musicista estudou piano no Sydney Conservatorium of Music na Austrália, na Universidade do Colorado (em Boulder) e na Eastman School of Music. Como pianista colaborativa, pode ser ouvida em duas gravações para saxofone e piano, com o saxofonista Scott Turpen, no rótulo de Albany, e em um CD recentemente lançado de música de Hummel com Red Cedar Chamber Music no selo Fleur de son Classics. 

Já a violonista Eliane Tokeshi abrange atuações como camerista, solista e pedagoga em sua carreira multifacetada. Vencedora de diversos concursos, desenvolve trajetória artística de destaque. Doutora pela Northwestern University, Eliane Tokeshi é professora de violino do Departamento de Música da Universidade de São Paulo e tem realizado várias estreias de obras, consequência do destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo.

Ricardo Kubala, bacharel pela Faculdade Santa Marcelina, realizou cursos de aperfeiçoamento na Academia da Filarmônica de Berlim (bolsa de estudos Sociedade Vitae) e na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Participou de vários festivais e cursos, ministrados, entre outros, por Alberto Lysy, Max Rostal, Norbert Brainin e Quarteto Chillingirian. Obteve os títulos de mestre e doutor em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou em diversos grupos de câmara premiados pela crítica, dentre eles, a Orquestra Solistas do Brasil (prêmio APCA de Melhor Conjunto de Câmera) e Quarteto de Cordas de São José dos Campos (prêmio APCA de Melhor Conjunto de Câmera).

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Concertos com Thereza Bougard, Eliane Tokeshi e Ricardo Kubala

Quando: quinta-feira (22) e sexta (23)

Horário: 20h 

Onde: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Entrada gratuita

Programação completa: http://musicagoias.com/ 

Veja Também