Zacharias Calil: A arte e o fascínio da medicina no Papo Xadrez

O cirurgião e deputado federal conta detalhes sobre a vida política e a carreira médica

Postado em: 08-02-2023 às 14h32
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Zacharias Calil: A arte e o fascínio da medicina no Papo Xadrez
O cirurgião e deputado federal conta detalhes sobre a vida política e a carreira médica. | Foto: Isabella Lima

No 50º episódio do Papo Xadrez, realizado na segunda-feira (6/2), os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso contaram com a presença de Zacharias Calil Hamu – médico pediatra, cirurgião e deputado federal pelo partido União. Reeleito com quase 88 mil votos, o parlamentar e, sobretudo, doutor traz ao programa boas doses de informação e detalhes da carreira. 

O Médico, que é mundialmente conhecido por intervenções cirúrgicas em gêmeos xifópagos – ou siameses –, consagrou-se pela separação das irmãs Larissa e Lorrayne, no Hospital Materno-Infantil, em Goiânia. Ao papo, o pediatra conta que operou cerca de 22 gêmeos siameses e, até mesmo, avaliou casos internacionais no México, por exemplo.  

De origem humilde, o deputado nasceu em Goiânia, no ano de 1953, embora sua família seja de Ribeirão Preto – município localizado no interior do estado de São Paulo. Ainda na infância, Zacharias mudou-se para o município paulista, porém, entre idas e vindas a Goiânia, foi aprovado no vestibular de medicina da UFG.

Continua após a publicidade

“Eu sonhava com medicina, principalmente com cirurgia”, relembra o doutor. Para ele, os processos cirúrgicos são como um diligente processo artístico, que pode ser classificado como “fascinante”. 

No ano de 1979, o então estudante de medicina do 4º período conheceu o atual Governador, Ronaldo Caiado. Ao lado do político, o doutor Zacharias atuou em plantões médicos e revela que desenvolveu uma relação profissional que, mais tarde, gerou o forte compromisso da gestão com a saúde goiana. 

O médico também realizou operações em caráter de urgência durante o período como residente e descobriu na cirurgia a sua vocação. “É uma especialidade muito bonita, te dá uma realização muito grande operar uma criança com uma hora de vida e, de repente, você a encontra na rua com 30 anos de idade”, afirma.

É em 1986, após atender em hospitais de Brasília, que Zacharias retorna a Goiânia e se estabelece no Hospital Materno-Infantil. A partir daí, o cirurgião explica que decidiu seguir o caminho da Saúde Pública e, durante alguns meses, chegou a realizar algo em torno de 120 cirurgias pelo SUS. 

Durante a conversa, o doutor recorda casos que o projetaram a nível internacional e traz detalhes das operações, além de recordar momentos que o comoveram – a exemplo da morte de Arthur, após a separação do irmão, Heitor. O doutor comemora os avanços que as tecnologias possibilitaram aos procedimentos cirúrgicos: “você opera com mais segurança”, diz. 

Em caso mais recente, Zacharias Calil comenta sobre a cirurgia das gêmeas Heloá e Valentina, que comoveram o estado no início deste ano. “A Valentina teve um problema sério, porque começou a apresentar um quadro neurológico severo, o que a gente chama de um mal epiléptico”, esclarece. 

No entanto, o pediatra declara que a criança respira por catéter nasal e que, apesar das complicações, a recuperação de Valentina é positiva e acompanhada de maneira extensiva por toda a equipe de enfermagem. O doutor ainda comenta sobre a importância do contato de Heloá com Valentina, após a sua recuperação.

Sobre o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), o deputado elogia as conquistas na promoção de saúde acessível à população goiana. “Hoje, no Brasil, não há um hospital como o HECAD, e tudo pelo SUS”, comemora. 

Antes sob ameaça de inundação e abandono, o Hospital Materno-Infantil encontrava-se debilitado, porém o doutor observa que destinou emendas para criar pólos de saúde infantil em Goiás, como o HECAD. “Tive grandes oportunidades, aprovei projetos” e, ainda, “eu sou médico e, como segunda opção, político”, ressalta o doutor sobre o seu compromisso com a saúde. 

Além disso, o médico estabelece que é preciso “valorizar e fortalecer o SUS, é muito importante para a saúde da população”. Ele também aponta que uma melhor remuneração dos profissionais da rede pública e a abertura de concursos na área são alguns dos caminhos para o fortalecimento da medicina goiana.

Ao podcast, o doutor Zacharias contou sobre sua trajetória na pediatria e reafirmou o seu compromisso com a população goiana e o acesso à saúde de qualidade. É possível conferir alguns trechos da entrevista no instagram do Papo Xadrez, ouvir o podcast pelo Spotify e, ainda assistir à entrevista completa no canal do YouTube, ‘Papo Xadrez’.

Nos últimos episódios

Zacharias Calil Hamu, médico e cirurgião pediatra, está na 50ª transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Zacharias se junta aos outros 57 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também