Do sonho de criança à carreira profissional

Apesar de jovens, Íkaro e Rodrigo devem lançar primeiro EP ainda neste ano

Postado em: 04-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Do sonho de criança  à carreira profissional
Apesar de jovens, Íkaro e Rodrigo devem lançar primeiro EP ainda neste ano

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

Do sonho de criança à carreira profissional: essa é uma das maneiras de explicar como surgiu a dupla Íkaro & Rodrigo. Dois meninos apaixonados pela música desde a infância e que resolveram acreditar em seus sonhos e investir naquilo que os movia/move – mesmo diante das dificuldades. Quem diria que brincar de ser cantor, ainda quando criança, renderia bons frutos no futuro? 

Uns acreditam que seja destino; outros, Deus; e há quem diga que é apenas sorte. Mas, entre diferentes hipóteses, os fatos não podem ser negados. Íkaro e Rodrigo trilharam, entra altos e baixos, uma longa trajetória para chegar ao lançamento do primeiro EP – que deve acontecer ainda neste ano. Após participarem do The Voice Kids 2016, os meninos receberam o famoso ‘empurrãozinho’ para se dedicar profissionalmente à música.

Íkaro & Rodrigo

Ambos os meninos nasceram na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, e cresceram, juntos, já que seus pais eram amigos há muitos anos. Com apenas 5 anos (Rodrigo) e 6 anos (Íkaro), eles já brincavam de cantores, inspirados pelo pai do mais velho – que cantava numa dupla. “A influência vem do pai do Íkaro, o Tuka. Eu sempre ia dormir lá, e a gente acabava brincando de músicos. Também acredito que vem de família, porque meu pai é apaixonado por música, e comecei a ter carinho por essa área. Então daí veio a ideia de fazer a dupla”, afirma Rodrigo ao Essência.

Íkaro completa a fala do amigo, quase irmão: “A paixão pela música vem de família, eu cresci no berço musical. Meu pai já teve duas duplas, está na genética o amor por essa área”. Atualmente, Tuka não faz parte de nenhuma dupla, já que decidiu se dedicar à carreira de seu filho e do amigo. “Nossos pais nos dão todo o apoio: o Tuka na parte do aprendizado, com técnicas vocais, e o meu pai com a parte da logística e o que precisar”, afirma Rodrigo. 

Atualmente, Íkaro (16) e Rodrigo (15) moram em Goiânia e fazem show por todo o Brasil. Segundo o mais velho, a mudança de cidade se deu pelo fato de Goiânia ser o berço do sertanejo: “Como nossa cidade natal é pequena, acaba sendo muito limitada. Se a gente continuasse lá, poderíamos perder um pouco de tempo. Aqui na Capital, tem mais escritórios e produtoras, então eu acho que a ideia, pra quem quer seguir carreira nesse estilo musical é vir pra cá mesmo”. 

‘Boom’ na carreira

Apaixonados pelos palcos, violas e canções, cinco anos depois de começarem a brincar de músicos os meninos resolveram seguir carreira artística, e começaram a se apresentar em shows e eventos da cidade. A dupla, que completou cinco anos de existência neste ano, viu o boom de sua carreira, em 2016, quando Íkaro e Rodrigo chegaram aos palcos do The Voice Kids conquistando o Brasil com suas lindas apresentações no programa.

A dupla Victor & Leo e o cantor Carlinhos Brown viraram a cadeira para os meninos, que escolheram o time dos sertanejos. “A gente já tinha ‘meio’ que decidido que, se mais de um técnico virasse, iríamos escolher Victor & Leo pela influencia da música sertaneja. Eu admiro muito o trabalho deles e me inspiro muito no Victor por ele ser ‘segundeiro’ como eu”, diz Rodrigo. 

O mais jovem ainda ressalta que o The Voice foi um grande passo para carreira profissional da dupla: “Antes do programa, já tínhamos dado o pontapé inicial pra carreira de músicos, mas profissionalmente foi depois do The Voice”. Íkaro compartilha da mesma visão do amigo: “Nos apresentar no programa foi uma vitrine para nós, porque a gente veio do interior, com trabalhos menores, e o The Voice abriu muitas portas. Foi como um empurrão pra gente se dedicar mais a essa área”. 

Público

A participação no The Voice Brasil Kids fez com que a dupla expandisse o número de fãs. “Eu acho que a gente sempre teve um público limitado na nossa cidade, e, por meio do programa, tivemos esse reconhecimento em todo o País”, afirma Íkaro. Rodrigo completa: “Particularmente, eu não sabia a grandeza do programa; achei que fosse mostra o nosso trabalho, e pronto. Foi algo incrível, abriu muitas portas, aumentou o nível do nosso trabalho, e a agenda começou a encher. Impossível descrever a experiência!”.

Rodrigo ainda afirma que a dupla é muito participativa nas redes sociais: “A gente não consegue atender todo mundo pelas redes, mas responde o máximo de pessoas possível, e tenta dar atenção ao público. A gente ganhou muitos fãs no período do The Voice; alguns que têm nos acompanhado sempre. E, como ‘mandamos’ rock no programa, embora não seja nosso gênero musical, conquistamos outros públicos, porque eles viram o que a gente faz nos shows”.

Primeiro EP

Íkaro e Rodrigo – que já dividiram palco com grandes nomes da música sertaneja como Victor & Léo, Israel Novaes, Matheus & Kauan e Felipe Araújo – vão lançar o primeiro EP da dupla ainda neste ano. “A gente está fazendo um trabalho que é 100% a nossa cara, do jeito que nós sempre sonhamos em fazer. Já tínhamos vontade de gravar um CD, mas não havíamos tido a oportunidade”, destaca Rodrigo. Inclusive, o mais jovem aponta que a principal dificuldade que a dupla enfrentou desde o surgimento está relacionada aos recursos financeiros. Em relação às composições, ele afirma: “A gente teve a criatividade de compor, então não tivemos dificuldade nesse sentido”. 

O primeiro EP de Íkaro & Rodrigo conta com cinco músicas autorais e o clipe da música de trabalho. Casa Mal Assombrada, Minha Mulher, Confirmação, Promessa, e Carregar meu Coração são as faixas do novo trabalho. O clipe, que também será lançado em breve, é da música Carregar meu Coração. “Estamos vindo com uma linhagem romântica em nossas músicas, porque combina mais com a gente. As canções também têm variedade de ritmos”, afirma Rodrigo. 

Embora jovens, a expectativa para o lançamento do primeiro trabalho é grande: “Se Deus quiser, neste ano vai ter a gravação, e estamos muito felizes. Todas as músicas são autorais, e eu acredito que vai abrir grandes portas para a gente”, destaca Rodrigo. Íkaro também fala com empolgação: “A gente ficou esse tempo inteiro sem ter um material com a nossa identidade, e agora temos nosso projeto, com a nossa cara; a expectativa é grande”, finaliza o mais velho. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também