Anarquismo é tema de documentário inédito que estreia no Curta!

Inspirado no livro homônimo de Jorge Amado, documentário ‘Bahia de todos os santos’ é destaque da sexta da sociedade

Postado em: 04-04-2018 às 15h40
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Anarquismo é tema de documentário inédito que estreia no Curta!
Inspirado no livro homônimo de Jorge Amado, documentário ‘Bahia de todos os santos’ é destaque da sexta da sociedade

A origem, os ideais, os personagens e os desdobramentos de um dos principais movimentos sociais dos últimos dois séculos estão em destaque em “História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres”, documentário inédito no Brasil que estreia com exclusividade na Sexta da Sociedade, o próximo dia 13, às 23h. 

A partir de depoimentos de especialistas e materiais de arquivo nunca antes exibidos, a produção destrincha a ideologia política que defende ausência total de qualquer forma de hierarquia e dominação. 

“História do Anarquismo” será apresentada em duas partes e faz parte do pacote de conteúdos adquirido pelo Curta! do Arte France, tradicional canal público franco-alemão.

Continua após a publicidade

Também na Sexta da Sociedade, 13, só que mais cedo, às 20h30, estreia na programação o documentário “Bahia de todos os santos”, de Maurice Capovilla. O filme surgiu a partir do livro homônimo de Jorge Amado, obra que retrata a Bahia e seus personagens em todas as suas nuances: do esplendor ao caos. 

Para tentar transpor em imagens esse cenário com a mesma intensidade, Maurice trouxe figuras baianas célebres e outras inusitadas, desde Gilberto Gil até o carnavalesco que anunciou o próprio suicídio em protesto contra o corte de verba do governo para seu carro alegórico. 

No livro “Maurice Capovilla – A imagem crítica”, o diretor relembra a reação de Jorge Amado ao ver seu filme: “Pronto, você refez meu livro! ”.

Veja Também