‘Na Estrada’ com o teatro

Projeto busca levar a cultura goiana ao cenário nacional

Postado em: 06-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Na Estrada’ com o teatro
Projeto busca levar a cultura goiana ao cenário nacional

SABRINA MOURA*

Continua após a publicidade

Entre os meses de abril e maio, três grupos teatrais goianos partem em caravana pelo Brasil levanto espetáculos consagrados no Estado como Quando se Abrem os Guarda-chuvas (Farândola Teatro), A História é uma Istória (Grupo Bastet) e Rato de Biblioteca (Cia. de Arte Poesia Que Gira). A primeira cidade a receber o projeto Na Estrada: Circulação Coletivo Bastet – Farândola – Poesia que Gira será Santo Antônio de Goiás, nos dias 6, 7 e 8 de abril. Nessas datas, o público poderá conferir, gratuitamente, três diferentes espetáculos, cada um deles apontando para questões do mundo contemporâneo, mas com formas, linguagens e para públicos diferentes. Em seguida, a caravana seguirá para Cavalcante (GO), Jataí (GO), Mauá (RJ), Brasília (DF), Porto Nacional (TO), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).

“São três grupos que têm pessoas em comuns. Quando um não está atuando, ele está fazendo a técnica do outro; quando não estamos na técnica, estamos atuando. A gente percebeu que sempre nos encontramos fazendo nossos espetáculos. O Rato de Biblioteca e Quando se Abrem os Guarda-chuvas são as mesmas pessoas, e, no A história é uma Istória, também estamos presentes. Sendo assim, nós conseguimos circular os três espetáculos – um infantil; outro com a temática para o idoso e reflexão da vida; e, por último, um a respeito da história da humanidade – conseguimos levar os três espetáculos com o mesmo grupo”, conta Thaise Monteiro do espetáculo Rato de Biblioteca.

Além dos espetáculos, o projeto prevê bate-papo e residência artística em cada uma das localidades.“Estamos juntos, porque no Estado de Goiás temos uma rede de conexão e cooperação muito forte dentro do teatro. O teatro é a arte do encontro. Quanto mais a gente puder construir redes e se conectar, vamos nos ajudar, juntos produzimos coisas mágicas. Pelos lugares que vamos passar pretendemos nos juntas com novos grupos. A ideia é se tornar uma rede de profissionais e grupos independentes que cooperam entre si”, comenta Tiago, do Grupo Bastet.

Espetáculos

O espetáculo Quando se abrem os Guarda-chuvas é um poema cômico sobre o envelhecer. O monólogo nasceu junto com o Farândola Teatro no ano de 2011. É um trabalho de teatro físico e poético, ao mesmo tempo melancólico e cômico. Conceição é uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com o público de uma maneira calorosa, falando de seu dia a dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos. Ela fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica a audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto, inclusive de sua vontade de novamente amar. 

A História é uma Istória trata de uma comédia de Millôr Fernandes, questionador e atual, que aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando os mitos, questionando os ídolos e ridicularizando os ‘grandes’ feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. O poder do espetáculo está no encontro com o espectador. Corrupção, exploração do sexo, a miséria humana, a canalhice dos poderosos, a alienação das massas são assuntos tratados. 

Rato de Biblioteca é um espetáculo que traz uma Ratinha, ávida leitora, e uma Traça, muito sabichona e gulosa, como protagonistas que fazem uma defesa divertida do hábito da leitura. As duas são moradoras de uma biblioteca pública que está prestes a fechar por falta de leitores. Preocupadas com seus futuros, elas armam os mais mirabolantes planos para defender seu lugar de vida e de cultura.

A circulação do Na Estrada é uma busca de identidade local realizada pelo Coletivo Bastet, Farândola e Poesia que Gira. “Quando nos vemos representados nacionalmente – a cultura goiana – nós elevamos a cultura do nosso povo. A arte e a cultura são uma ferramenta de educação, uma voz por meio da qual podemos nos expressar. A valorização dessa identidade goiana num cenário nacional é uma busca bastante intensa nesse nosso projeto”, finaliza Fernanda Pimenta, do Farândola Teatro. O projeto conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás/Seduce/Governo de Goiás e com a produção da Plano V Eventos e Cultura.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

SERVIÇO

Projeto ‘Na Estrada’

Circulação percorre 8 cidades com 3 espetáculos de 3 grupos goianos para plateias de todo o Brasil

Programação completa e mais informações: fb.com/teatrobastet 

Veja Também