Engenharia e educação no Papo Xadrez

O 51ª episódio do Papo Xadrez recebeu o Engenheiro Civil doutor em Engenharia de Estruturas pela USP, Rodrigo da Mata

Postado em: 15-02-2023 às 14h01
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Engenharia e educação no Papo Xadrez
O 51ª episódio do Papo Xadrez recebeu o Engenheiro Civil doutor em Engenharia de Estruturas pela USP, Rodrigo da Mata. | Foto: Isabella Lima

No 51ª episódio do Papo Xadrez, realizado nesta segunda-feira (13/2) comandado pelos apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso, eles receberam o Engenheiro Civil doutor em Engenharia de Estruturas pela USP, Rodrigo da Mata. O engenheiro conta que o interesse pela área está presente em sua vida desde a infância e que guarda um compasso há 30 anos que ganhou de seu irmão, também engenheiro.

Rodrigo da Mata, lembrou que em Aparecida de Goiânia, no laboratório do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas, há o único equipamento para fazer concreto para barragens do mundo. Esse recebe as visitas de engenheiros do mundo todo para conhecerem o equipamento. Assim, evidenciando o destaque para os engenheiros do Brasil, e as oportunidades que ocasionaram para ele estudar em Portugal.

Para ele, o motivo do destaque do país na área é o potencial geográfico para o aproveitamento hidráulico para geração de energia, com hidrelétricas. Essa vantagem favoreceu as pesquisas na área, porém o entrevistado lembra que mesmo com esse avanço ainda falta muito investimento. “A gente tem alguns ápices de produção de infraestrutura de energia elétrica, mas a nossa estrutura rodoviária, ferroviária ficou para trás” explica.

Continua após a publicidade

Ao falar dos profissionais do exterior que vêm para o Brasil, o Doutor Rodrigo da Mata ressalta que a educação é a porta para criar oportunidade de desenvolvimento no país. “Nos somos um país de oportunidades, como damos as oportunidades? Dando conhecimento”.

Nesse sentido, reforçou que é substancial o investimento em educação, e lembra que as oportunidades que foram apresentadas em sua vida foram ocasionadas pelos estudos. “O desenvolvimento humano se dá principalmente pela informação”.

Ao ser perguntado sobre a Marginal Botafogo, que em épocas de chuva alaga em Goiânia a anos e ainda não teve uma resolução, ele respondeu: “Resolver tecnicamente não é o problema, o dinheiro não é o problema, agora aplicar corretamente e fazer chegar o dinheiro corretamente ali, e fazer ser aplicado e fiscalizado adequadamente, que é o processo, e aí falta quem? profissionais”.

Quando perguntado em relação aos atrasos em obras causadas pela chuva, o engenheiro afirmou que “existem vários problemas que podem acontecer para a execução da obra, o mais comum é problema de pagamento”. Além disso, lembrou que a previsão climática está dentro do planejamento de uma obra.

Em relação às evoluções tecnológicas que chegam a engenharia, de acordo com Rodrigo “Polímero” é o material que apresenta um potencial sustentável e ecológico, para uma transformação na engenharia civil.

Ainda sobre tecnologia, o entrevistado comentou que usa a tecnologia para somar não somente na atuação profissional como engenheiro como também em salas de aula como professor. “Se eu não desenvolver não vou vender o produto”

Rodrigo da Mata reforça ao final de sua entrevista que para o desenvolvimento em todo o país é necessário o investimento na educação: “Educação é investimento, não despesa”.

Veja Também