‘Festin’: segunda edição do festival ocorre neste fim de semana

Os espetáculos divertem, encantam e despertam a imaginação das crianças

Postado em: 13-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Festin’: segunda edição do festival  ocorre neste fim de semana
Os espetáculos divertem, encantam e despertam a imaginação das crianças

SABRINA MOURA*

Continua após a publicidade

O Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin) começa nesta sexta-feira (13) e vai até domingo (15) no Teatro Goiânia. Serão apresentados espetáculos teatrais para entreter o público infantil. “O festival surgiu no ano passado. Nossa intenção era celebrar os cinco anos da companhia, juntando algumas companhias que eram nossos parceiros. A ideia deu certo, e pensamos em fazer um festival infantil”, conta Helio Martins, produtor e idealizador do festival. “O festival procura popularizar o teatro infantil, e nasce de uma forma colaborativa – com ingresso de preços acessíveis e a parceria das companhias de teatro. Com isso, vamos incentivar as crianças a terem o hábito de comparecer ao teatro”, completa. 

Neste ano, o festival conta com várias modalidades do teatro infantil. O público poderá conferir espetáculos musicais, de bonecos e palhaços e de grupos teatrais profissionais de Goiás. “Conseguimos colocar, em cima do palco, mais fazeres artísticos, desde espetáculos maiores aos menores, só que sempre mantendo uma qualidade artística boa. Além disso, teremos encontros para os atores e uma mesa- redonda com os produtores para falar desse fazer artístico ao público infantil. Contemplando várias modalidades, podemos dar ao público um leque de opções, fazendo-os escolher os preferidos para assistir, e mostramos a diversidade do fazer artístico”, explica Helio.

Oficinas

Um dos objetivos do festival é o de garantir a formação e o encontro de atores e diretores de teatro. Dentro da programação, será promovida uma oficina para atores e não atores que desejam aprofundar seus conhecimentos ou mesmo compreender o fazer teatral. A oficina será ministrada pelo diretor e ator Eduardo de Souza, que também é presidente da área de Artes Cênicas do Sindicato dos Artistas de Goiás. “A ideia é dar noções de comportamento da vida do artista, falar das questões políticas, por meio de bate-papo e criação”, comenta Helio.

Nesta edição, também haverá um espaço especial para as crianças. Segundo o produtor, trata-se de uma oficina de teatro feita especialmente para os pequenos com a intenção de promover a sensibilização e a desinibição das mesmas por meio de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais – além do desenvolvimento de jogos e brincadeiras, atividades sempre muito bem-vindas ao processo de desenvolvimento infantil. “Essa oficina é o nosso ‘xodó’. Nela, teremos momentos lúdicos, mas de interação da criança e formação de caráter”.

O Estado é reconhecido pela produção do teatro infantil. Porém sua valorização acontece fora de casa, para onde a maioria dos espetáculos viaja. “Queremos valorizar o teatro infantil, tirar aquela impressão de ‘teatrinho’; são espetáculos de qualidade, feitos para um dos públicos mais exigentes, que são as crianças”, finaliza Helio.

Espetáculos

Um dos espetáculos apresentados durante o festival é Os Dois Patetas Espatifados. Trata-se de uma adaptação do livro Dois Idiotas Sentados Cada Qual No Seu Barril, da escritora Ruth Rocha. O espetáculo conta a história de dois sujeitos muito patetas, Teimosinho e Mandão, que vivem cada qual em seu barril de pólvora. Esses dois patetas transformam, em uma verdadeira guerra, uma relação que – em outros termos – poderia ser gentil e civilizada. Os palhaços têm uma vela acesa na mão, e exigem que o outro apague sua velinha, sem querer ceder à vontade do outro. “Mostramos às crianças que, por meio de gentileza e cuidado com o próximo, conseguimos muito mais”, comenta Luca de Oliveira, que interpreta o palhaço Teimosinho. “As crianças se identificam e se sentem mandonas e teimosas. Além de o espetáculo ser cômico, elas ficam a favor de cada personagem, se sentem como eles– apesar de ser um assunto de explosões transmitimos de uma forma infantil e ingênua”, completa .

Luca chama atenção para a importância do  Festin, não só para as companhias, mas também para o público. “O teatro infantil está um pouco adormecido. Os pais e familiares não têm tanto acesso, e o Festin vem para reunir esses espetáculos de forma acessível. O adulto também tem uma criança dentro de si, e, com o festival, ele tem a oportunidade de viver um momento de lazer e educativo com as crianças”, finaliza Luca. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

2º Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin)

Quando: de 13 a 15 abril 

Onde: Teatro Goiânia (Av. Tocantins, 503-561, Setor Central – Goiânia)

Entrada: R$ 12 (inteira) 

Informações: (62) 98145-8939 / 98559-1763 

Veja Também