5° Icumam Lab-Laboratório incentiva diretores e produtores

O evento reúne equipe “altamente qualificada” da comunicação que combina som e imagem

Postado em: 21-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 5° Icumam Lab-Laboratório incentiva diretores e produtores
O evento reúne equipe “altamente qualificada” da comunicação que combina som e imagem

SABRINA MOURA*

Começa neste domingo (22) a imersão do Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste. O projeto piloto teve início em 2013, dentro do Goiânia Mostra Curtas, como um teste. Na sua 5ª edição, os diretores e produtores selecionados para participar de sete dias de imersão vão receber orientação e consultorias exclusivas da equipe de tutores para produzir seus projetos. “O laboratório é pioneiro no Centro-Oeste e o único voltado a projetos audiovisuais. O Icumam começou em um momento de início da discussão da descentralização das políticas públicas; ele trabalha toda a qualificação dos projetos, ajudando-os a se desenvolver”, conta a idealizadora e diretora do projeto, Maria Abdalla. 

Continua após a publicidade

A iniciativa é direcionada para estimular a compreensão e a reflexão sobre o mercado audiovisual nacional e internacional. “Na imersão de sete dias em laboratório, os diretores e produtores são orientados pelos tutores e palestrantes, profissionais do audiovisual convidados para a edição, que realizam consultorias individuais e coletivas; opinam em busca da qualificação e bom desenvolvimento dos projetos”, comenta Abdalla.

A equipe de tutores “altamente qualificada” – segundo a diretora – no mercado é formada pela documentarista, produtora e pesquisadora Beth Formaggini; a produtora executiva Daniela Aun; a consultora e produtora Mariana Brasil; o produtor, programador e curador Rafael Sampaio e pelas roteiristas Sabina Anzuategui e Mariana Trench. Fernanda De Capua fará, ainda, uma consultoria de Pitching – além de preparar os diretores e produtores para apresentarem seus projetos. “Buscamos qualificar e movimentar o mercado visual. Durante essa semana, os participantes passam por atividades de treinamento, como defender e formatar o seu projeto, consultorias, aprendem sobre o mercado nacional e internacional”, explica Abdalla.

Nesta edição, foram inscritos 54 projetos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Os nove selecionados foram: Hotel Califórnia (GO), Lola (GO) e Mike (DF) na categoria Longa-metragem; Cidades planejadas (GO), Meninas em conflito com a lei (MT) e Xerifes do Mar (DF) na categoria Documentário; Micronauta (GO), Pé de Lírio (DF) e Tres Lunas (DF) na categoria Série de TV. 

De acordo com a diretora, a novidade de 2018 ficará por conta dos melhores projetos participantes do laboratório, que serão premiados pelas empresas Mistika, DOT Cine, Cinemática Audiovisual, coletivo C/as4tro e pelo  Seminário Audiovisual de Produtoras & Produtores Independentes (Sappi), apoiadores do laboratório. As premiações serão oferecidas em serviços das empresas, e os vencedores poderão utilizá-las em um período de um a quatro anos. Os projetos de maior destaque, ainda segundo Abdalla, serão escolhidos durante o Pitching, que ocorrerá como parte da programação do Icumam Lab e que terá a participação de representantes das empresas parceiras.

Dentre as atividades abertas ao público, no dia 28 de abril,  está a palestra Pacote de Acessibilidade – A Inclusão como Nova Realidade no Audiovisual Brasileiro a ser ministrada pelo roteirista, pesquisador e professor José Augusto de Blasiis (SP) às 14h30. A masterclass Irmão do Jorel, Tromba Trem e Historietas Assombradas: Produzindo Animação no Brasil, ministrada pelo produtor, diretor e roteirista Zé Brandão (RJ), também ocorrerá no mesmo dia, às 17h. Para facilitar o acesso dos interessados, haverá transporte gratuito e sujeito a lotação saindo da Praça Cívica, às 13h.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

5º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste

Realização: de 22 a 28 de abril de 2018

Onde: Pousada Monjolo (Rodovia GO-433, km 2 – Nerópolis-GO) 

Veja Também