Quinta-feira, 28 de março de 2024

Percussionistas da Alemanha se apresentam, hoje, em Goiânia

Concerto de ‘PercussionDuo’ integra ação de programa de Extensão em Percussão do IFG

Postado em: 25-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Percussionistas da Alemanha se apresentam, hoje, em Goiânia
Concerto de ‘PercussionDuo’ integra ação de programa de Extensão em Percussão do IFG

Jessica e Vanessa Porter, em turnê pela América Latina, se apresentam pela primeira e única vez no País, nesta quarta-feira (25), no Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. As irmãs, fazem parte do ‘PercussionDuo’, são as convidadas do projeto Encontro com os Mestres, realizado pelo Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc). “Esses encontros começaram em 2016, quando convidamos músicos do Brasil inteiro para fazer um concerto e o master class. No ano passado, começamos a trazer percussionistas internacionais”, comenta Ronangil, professor de música do IFG.

Esses eventos visam à promoção dos saberes de diversas práticas dentro da percussão, estimulando a troca de experiências e conhecimentos através de encontros com mestres de todo o território brasileiro e internacional. “Esse programa (Properc), criado com recurso do governo federal, tem atividades abertas para a comunidade. Além da troca de experiências com os convidados, o programa possui cursos de extensão gratuitos, cursos preparatórios para o vestibular de música, curso de música preparatório para entrar no IFG e a musicalização para crianças de 6 a 8 anos”, informa Ronangil. 

Continua após a publicidade

O Encontro com os Mestres possibilita vivência, troca de informações, experiências e cultura com convidados das mais diversas linhas da expressão percussiva. “Sempre tentamos trazer os mais diferentes profissionais para ter muitos pontos de vista, estimulando as pessoas, mostrando que música é algo particular e individual”, conta Ronangil. “Esse encontro com artistas internacionais mostra o que acontece fora do brasil referente ao trabalho de percussão”, completa.

PerconssionDuo

Vencedoras de inúmeros prêmios, dentre eles o Jugend Musiziert, a dupla alemã se destaca no meio da percussão por conta de suas apresentações inusitadas, cheias de experimentos e por mesclar música e teatro. Com uma paixão pela música contemporânea, o ‘Percussionduo’ apresenta peças de compositores notáveis como Mauricio Kagel, Steve Reich e Nikolaus A. Huber. “As irmãs Porter têm dez anos de experiência como um duo. A carreira individual delas é mais antiga, e também muito premiada. Dentre seus projetos, elas encomendam novas peças – produzem novas músicas – para ampliar o seu repertório, e cativar o público”, conta o professor. 

Mesclando artes cênicas, literatura e música, a dupla traz um concerto cheio de experiência para todos os sentidos e públicos. Do experimental ao clássico, da música minimalista à popular, com a ideia é emocionar por meio da profundidade sonora, expressão e virtuosismo. “Além de excelentes musicistas, elas escolhem um repertório bem eclético, agradando todos os públicos, que na minha opinião, vale a pena conferir”, finaliza Ronangil.

SERVIÇO

‘Encontro com os Mestres’ – Concerto com ‘Percussionduo’ (Alemanha)

Quando: quarta-feira (25)l 

Horário: 19h30

Onde: Teatro do IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro)

Entrada franca

Veja Também