Projeto Deriva do Bem retorna ao centro de Goiânia em maio

As inscrições começam hoje (25) e podem ser feitas pelo site, além de contribuir com dois litros de leite longa vida que serão doados para instituições carentes da capital

Postado em: 25-04-2018 às 10h05
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto Deriva do Bem retorna ao centro de Goiânia em maio
As inscrições começam hoje (25) e podem ser feitas pelo site, além de contribuir com dois litros de leite longa vida que serão doados para instituições carentes da capital

Após quatro anos percorrendo outros bairros da capital, nos próximos dias 4 e 5 de maio, o projeto Deriva do Bem volta ao Centro de Goiânia, levando as pessoas a observar a cidade, refletir sobre ela e decidir o que quer dela. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.derivadobem.com.br e contribuir com dois litros de leite longa vida, a ser entregue no dia do evento, que serão doados para instituições de caridade da capital.

No primeiro dia, a atividade será um bate-papo, às 19h30, na Livraria Palavrear, no Setor Universitário. O diálogo é uma escuta sobre o que as pessoas acham da cidade e debater temas a ela relacionados, como a importância de se sentir pertencente ao espaço urbano.

Continua após a publicidade

Já no dia 5, a turma se encontrará às 9h, na praça, em frente à Livraria de onde percorrerá as principais ruas do Centro, registrando em fotos e na memória a arquitetura, o projeto urbanístico, as pessoas e os cenários que compõem a área mais antiga da Capital.   

O projeto Deriva do Bem nasceu em 2009, como disciplina optativa na Universidade Estadual de Goiás (UEG), mas só ganhou as ruas no ano seguinte, quando Bráulio Vinícius Ferreira, arquiteto e urbanista que o idealizou, resolveu reunir amigos e alunos para andar e fotografar o Centro de Goiânia.

Desde então, todos os anos, o Deriva leva pessoas para praticar esse exercício tão importante que é observar o local onde moram. “O objetivo do Deriva”, diz Bráulio Ferreira, “é encontrar pessoas para pensar e conversar sobre a cidade e, assim, reconhecer e se identificar com o lugar onde mora”.

O Deriva é, portanto, um grande encontro para fazer “emergir do asfalto questões fundamentais, como: Onde vivemos? Como vivemos? Como gostaríamos de viver? Como podemos ser agentes ativos na construção desse ambiente?”, relata Ferreira.

Além disso, como projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde Bráulio Ferreira é professor e atual diretor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o Deriva garante aos interessados certificado de participação.

Cidade de Goiás

A Deriva do Bem começou em Goiânia, mas já expandiu seus horizontes e este ano realiza a terceira edição na Cidade de Goiás, nos dias 19 e 20 de maio.

Veja Também